Facebook YouTube
Home / Notícias

20 DE SETEMBRO

Câmara recebe Chama Crioula em comemoração a Semana Farroupilha

A chegada aconteceu na manhã dessa quarta-feira(16), onde o Presidente do Parlamento mais antigo do Rio Grande do Sul, Vereador Ivair Souza-Vavá(MDB) recebeu os Tradicionalistas.
Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter Compartilhe no LinkedIn

Diferente dos anos anteriores, onde dezenas de Cavalarianos participavam do ato em comemoração ao dia 20 de setembro, nesse ano, em virtude da pandemia, foi preciso reduzir ao máximo o número de pessoas para que o evento pudesse ser realizado. O grupo composto por integrantes do Movimento Tradicionalista Gaúcho(MTG), chegou a Câmara de Vereadores as 10 horas da manhã, para uma cerimônia restrita, com reduzido número de participantes. Além do Presidente Ivair Souza-Vavá e do Diretor do Legislativo, Flávio Santos, apenas os funcionários necessários para a realização da solenidade, puderam prestigiar a chegada da Chama.

O símbolo da Semana Farroupilha chegou pelas mãos dos Tradicionalistas Roberto Ferreira, Coordenador da 6° Região Tradicionalista; Abner Espíndola, Diretor de Cavalgada; Nilton Damasceno, Conselheiro do MTG; Ailton Santos , representante do CTG Mate Amargo, e Vitor Lopes, Peão Farroupilha da 6ª região. Na ocasião, Roberto falou da importância de manter a Tradição e do desafio enfrentado esse ano, de reformular a maneira de realizar os festejos Farroupilha. Explicou, que a necessidade da realização de tertúlias, concursos e até bailes virtuais, foram de certa forma, benéficas. Através da mudança, conseguiram aproximar os jovens ainda mais do Movimento, facilitando o acesso dos mesmos na participação das atividades de modo on-line. Além de romper distâncias, o uso das ferramentas digitais foram muito relevantes na diminuição de gastos com deslocamento entre cidades, ja que possibilitou que estivessem presentes(embora que virtualmente), em eventos que normalmente, não teriam como participar de modo presencial. Segundo Roberto, nessa Samana Farroupilha foi preciso unir Tradição e a modernidade, e afirma que o resultado foi positivo. "As mudanças impostas pela pandemia vieram para ficar, pois mesmo depois que tudo voltar ao normal, algumas práticas adquiridas no período, deverão ser mantidas", diz.

A celebração contou com a apresentação do o Assessor Parlamentar Cleiton Collares e do Peão Farroupilha da 6ª região, Vitor Lopes. Cleiton cantou o Hino Rio Grandense à Capela, e Vitor, que é declamador e gaiteiro, declamou um verso. O Presidente do Parlamento manifestou sua satisfação em receber a Chama Crioula , que na sua chegada, trouxe à Câmara, a beleza e a força da nossa tradição, nos símbolos, nos trajes e em todas manifestações culturais que puderam ser contempladas na manhã dessa quarta-feira. Vavá ainda acrescentou, que lamenta que a pandemia do Covid-19 tenha impedido que ele realizasse em sua gestão no Legislativo, as solenidades planejadas para Semana Farroupilha.