27 de Setembro de 2019

CÂMARA MUNICIPAL REALIZA SESSÃO ESPECIAL PELOS 60 ANOS DA ESCOLA BARÃO DE CÊRRO LARGO

Na noite da última quinta-feira, a comunidade escolar da Escola Estadual de Ensino Fundamental Barão de Cêrro Largo esteve presente no plenário da casa legislativa para acompanhar a sessão especial em alusão aos 60 anos da instituição.

A solenidade foi uma proposição do vereador Ivair Domingos – Vavá (MDB). Em seu pronunciamento, o parlamentar afirmou se sentir satisfeito em poder prestar essa homenagem, ainda mais por ter sido um ex-aluno da escola. Ele ressaltou as dificuldades enfrentadas pela instituição que, muitas vezes, precisa pedir apoio a secretarias municipais para fazer serviços de manutenção.

Além disso, Vavá fez um breve histórico da escola. O início da história da instituição data de 1954, quando foi instalado um ginásio nas dependências do Instituto Estadual de Educação Juvenal Miller. Esse espaço, quatro anos depois, recebeu a denominação de Barão de Cêrro Largo. Em 1963, a direção do ginásio se tornou independente. A sede própria da escola foi inaugurada em 1977, onde se mantém até hoje.

Atualmente, o Barão atende por volta de 300 alunos, sendo que 42 deles são incluídos. O trabalho com a inclusão de estudantes com necessidades especiais faz parte da trajetória da instituição. São 46 profissionais na equipe, entre professores e funcionários. A estrutura conta com espaços específicos para extensão da aprendizagem, proporcionando, além dos saberes teóricos, aprendizados norteados pelo lazer e socialização. Para o desenvolvimento dos alunos, também há o oferecimento de atividades lúdicas e esportivas, além do projeto de horta e pomar. Há, ainda, oficinas de teatro, projetos de leitura e contação de história.

Emocionada, a diretora Simone Zogbi disse se sentir muito feliz em ver a escola que trabalha há 16 anos ser homenageada. Ela lembrou o difícil momento pelo qual passa a educação no estado do Rio Grande do Sul e afirmou o quanto é bom poder, nessas horas, ver o olhar do aluno feliz por fazer parte do espaço escolar. “É bem gratificante conseguir realizar um bom trabalho mesmo em meio a tantas dificuldades”, disse.

Ainda sobre os obstáculos diários, desabafou: “Enquanto eu sentir emoção nos olhos de uma criança pelo trabalho que a gente desenvolve, eu vou me sentir uma professora e eu vou me sentir capaz de continuar o meu trabalho”.

Simone agradeceu os funcionários, os atuais professores e aqueles que já passaram pela escola e ajudaram a construir a sua história. “Se hoje o Barão é uma escola de referência, foi porque o trabalho desses professores foi impecável. Foi porque o trabalho desses funcionários foi impecável”, declarou.

Após os pronunciamentos, a Câmara Municipal entregou homenagens a professores e funcionários do Barão. A diretora, o vice-diretor Leyson Souza     e a vice-diretora Daiane Rodrigues   receberam um quadro em nome da escola, pelos 60 anos de contribuição à comunidade riograndina.

A sessão especial também contou com uma apresentação de dança de alunas integrantes do projeto “O que cabe no meu mundo?”.

A cerimônia foi conduzida pela presidente da casa vereadora Andréa Westphal (PATRI). A mesa foi composta pela representante do município, secretária de esporte e lazer Surama Santos e pela diretora e vice-diretores da escola. Também estiveram presentes os vereadores Filipe Branco (MDB), professora Denise Marques (PT) e Edson Lopes (PT).