13 de Setembro de 2019

INSTRUMENTISTA VENCEDORA DO PRÊMIO TEIXEIRINHA DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA RECEBE VOTO DE LOUVOR DO LEGISLATIVO

A riograndina Charlise Bandeira deu os primeiros passos de sua carreira na cidade. Estudou violão clássico e teoria e solfejo na Escola Belas Artes Heitor de Lemos. Na banda marcial do colégio Lemos Júnior, começou a tocar flauta transversal.

A flauta a levou para a Big Band da Universidade Federal do Rio Grande e, em 2012, participou com a banda da apresentação com Renato Borghetti na Feira do Livro. A partir daí, tornou-se uma estudiosa da música gaúcha. No ano seguinte, foi convidada pelo cantor, compositor e músico regional Jader Leal a integrar a sua banda tocando flauta transversal. Charlise foi a primeira mulher do segmento nativista a tocar esse instrumento, aproximando o clássico da música popular.

A homenageada já participou de festivais nativistas de poesia e de música dentro e fora do estado, além de ter sido convidada para fazer parte da gravação de CD’s e DVD’s.

Em dezembro de 2018, foi agraciada com o troféu Vitor Mateus Teixeira da Assembleia Legislativa do estado do Rio Grande do Sul na categoria instrumentista. Esse prêmio foi o que motivou a homenagem prestada pela Câmara Municipal na noite da última quinta-feira.

O proponente do voto de louvor, Luciano Gonçalves (PT), conta que acompanhou parte da evolução e do amadurecimento da carreira de Charlise, já destaque fora das terras gaúchas.  Para ele, a instrumentista deve servir de motivação para a juventude, alicerce da nação. O parlamentar desejou que ela possa representar bem os jovens riograndinos, mostrando a eles que é preciso acreditar em si e lutar pelos seus objetivos, sendo exemplo de esforço e dedicação.

A presidente Andréa Westphal, que dirigiu a cerimônia, ressaltou o pioneirismo de Charlise. Ela também enfatizou que apesar de singelo, o voto de louvor é marcante e serve como um meio de reconher alguém que tem levado o nome da cidade a tantos lugares e eventos.

A musicista se disse feliz por receber a homenagem da cidade natal e por poder representá-la fora. Ela falou sobre a dificuldade de vencer o prêmio da Assembleia Legislativa, já que cada deputado estadual indicava um músico para a disputa. Charlise conta que o troféu abriu muitas portas para sua carreira.

Sobre ser um exemplo para juventude, a instrumentista disse que espera ser um incentivo para as crianças que estão começando, para que possam seguir e trazer muitos outros prêmios para o município.

O ato de concessão de voto de louvor ocorreu no plenário da casa legislativa. A mãe de Charlise, Felomena Pereira e Silva, e a filha, Maria Luiza Soares, integraram a mesa da solenidade. Também esteve presente na cerimônia o vereador Júlio César (MDB).