05 de Setembro de 2019

AUDITOR FISCAL RECEBE VOTO DE LOUVOR DO LEGISLATIVO

O ex-delegado da Alfândega do Porto de Rio Grande e auditor-fiscal da Receita Federal, Carlos Frederico Miranda, foi homenageado pela Câmara Municipal na noite da última quarta-feira.

O vereador Rovam Castro (PT) explicou que a proposição foi realizada em virtude da postura do auditor frente ao governo federal quando houve a ameaça de fechamento da delegacia da receita no município.

Em abril desse ano, o governo federal anunciou proposta de reestruturação da Receita Federal. Entre as mudanças, a delegacia de Rio Grande passaria a ser uma inspetoria subordinada à Itajaí. A alteração reduziria o tamanho da unidade, o que significaria a perda de autonomia e de poder de decisão sobre o porto de Rio Grande.

Segundo o parlamentar, o então delegado Carlos se posicionou fortemente contra a medida, o que resultou na perda do seu cargo de chefia. Rovam destacou a importância de reconhecer atitudes como essa, em que o bem público é colocado acima de interesses e expectativas pessoais.

O vereador também lembrou o momento difícil enfrentado pela cidade, em que atores estaduais e federais têm virado às costas para Rio Grande. Citou como exemplo a possibilidade de construção de um novo porto no estado, a ser construído em Arroio do Sal, o que impactaria a economia do município e da região sul.

Em seu discurso, o auditor agradeceu a homenagem e disse que é preciso lutar para que Rio Grande tenha a atenção devida dos governantes. Carlos afirmou que as mudanças pretendidas desprestigiam a Alfândega. Além disso, enfatizou que, apear de ainda não ter se concretizado, o rebaixamento à inspetoria é uma ameaça constante.

Sobre a perda do seu cargo, o ex- delegado afirmou que se orgulha da postura que teve e não se arrepende do que fez.

O ato de concessão de voto de louvor aconteceu no plenário da Câmara e foi conduzido pela presidente da casa, vereadora Andréa Westphal (PATRI). Na oportunidade, ela parabenizou o auditor por ter permanecido convicto na defesa do bem coletivo.

A cerimônia contou, ainda, com a presença da vereadora Professora Denise Marques (PT).