29 de Agosto de 2019

ESCOLA E SINDICATO SE MANIFESTAM NA TRIBUNA DA CÂMARA MUNICIPAL

Com uma apresentação sobre o turismo em Rio Grande, o estudante do 9º ano Samuel Urbaneto representou a escola Adventista na tribuna popular mirim.

O aluno destacou os pontos turísticos, o patrimônio histórico e as belezas naturais da cidade, argumentando que são pouco explorados. Ele trouxe algumas ideias aos vereadores, como a possibilidade de passeios náuticos, a exploração do potencial da ilha dos marinheiros com as suas características da colonização portuguesa ou, ainda, a criação de uma linha de ônibus turístico.

Samuel disse que a população riograndina precisa entender a importância do seu potencial turístico. Para isso, ele acredita que deve haver uma mudança cultural. Uma das sugestões é a oferta de treinamento para atendimento na área. Ele também destaca a necessidade de criação de um site do município que seja atrativo e informativo.  Com a arrecadação advinda desse investimento no turismo, o estudante acredita que haveria mais dinheiro para a melhoria da cidade.

O diretor da Escola Adventista, Rudnei Moreira, disse que o objetivo da instituição é o de formar cidadãos que se interessem pelo bem-estar da comunidade onde vivem. De acordo com ele, a escola também tem a intenção de preparar futuros líderes para a cidade.

A presidente do legislativo, Andréa Westphal (PATRIOTA) parabenizou a participação do colégio. Além disso, destacou que a tribuna mirim é um projeto de sua autoria, que se consolidou e já faz parte da Câmara Municipal. Toda a última quarta-feira do mês, estudantes têm dez minutos para trazer suas demandas e reivindicações.

Já o sindicato dos marítimos de Rio Grande e São José do Norte participou da tribuna popular, um espaço que permite que diversas instituições da comunidade se manifestem no plenário. Representando a entidade de classe, o secretário de assuntos jurídicos Jorge Junges trouxe ao parlamento um pedido de ajuda para a reversão da lei de tráfego aquaviário.

Segundo ele, as regras atuais colocam em risco à segurança do trabalhador, já que existe uma tripulação bastante reduzida para cumprir todas as tarefas a bordo. Ele argumenta que as embarcações têm tido apenas um marinheiro para cuidar de manutenção, da limpeza, fazer as refeições e estar ao lado do comando. O acúmulo de função e a jornada de trabalho estressante diminuem a segurança e colocam em risco a vida desses trabalhadores.

Jorge cita a comissão especial formada na Câmara para tratar do assunto e pede que ela dê continuidade ao trabalho.

Após o pronunciamento do sindicato, a presidente colocou a comissão especial – formada pelos vereadores Edson Lopes (PT), André de Sá – Batatinha (PSD) e Filipe Branco (MDB) – à disposição para dar mais força política para alteração da lei.

Tanto a tribuna mirim quanto a popular ocorreram na hora da doutrina da sessão ordinária dessa quarta-feira.