Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


27 de Agosto de 2019

CÂMARA MUNICIPAL CELEBRA ANIVERSÁRIO DO CAIC

+A-A


Os 25 anos do Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC) Cidade do Rio Grande foram comemorados em sessão especial na noite da última segunda-feira. Trabalhadores em educação, membros da comunidade atendida pela instituição e estudantes lotaram o plenário da casa legislativa para prestigiar a homenagem, proposta pelo vereador André Lemes (PT).

Em seu pronunciamento, o parlamentar proponente explicou que o CAIC foi referência em dois momentos importantes de sua trajetória de vida. Em 2001, quando chegou a Rio Grande para estudar na universidade, André se voluntariou para trabalhar no local em troca de alimentação. Na época, a FURG não possuía programas de assistência estudantil. Segundo ele, a necessidade de sobrevivência o aproximou do centro, onde ficou um ano como voluntário.

O outro período foi em 2006 quando, após passar em um concurso na FURG, foi lotado no CAIC. "Foi um dos dias mais felizes da minha vida”, relatou. Apenas quinze dias depois, André  foi convidado a assumir a diretoria do centro. Durante esse período, foi o trabalho coletivo e comprometido dos profissionais e da comunidade que permitiram a construção de novas possibilidades para o espaço.

Ele explicou, ainda, que a entidade não é apenas uma escola, mas também integra a área da saúde. Ao mesmo tempo em que as dificuldades de conciliar a saúde e a educação são grandes, o desafio gera aprendizado e crescimento. De acordo com ele, essa experiência o ensinou sobre gestão e sobre educação pública de qualidade social.

A atual diretora do CAIC, Liane Marques, enfatizou o tamanho da responsabilidade em estar à frente da instituição e de falar em nome dos 800 alunos, 130 funcionários e, aproximadamente, três mil famílias atendidas. Ela disse se sentir honrada por fazer parte de um espaço plural e dinâmico.

Falando sobre a importância da entidade, reforçou que o CAIC é um "lugar feito de gente, um lugar de constituição do sujeito de forma integral, um lugar que nos inquieta, nos desacomoda, nos provoca constantemente a sermos mais, mais humanos, mais compreensivos.” Liane agradeceu, ainda, a comunidade que confia nas ações e embarca nos sonhos da equipe e destacou que a entidade é construída por todos os que já passaram pelo local.

Apesar da comemoração, a diretora disse que o momento se transforma em um ato de resistência para os que acreditam na educação. " Vivemos tempos difíceis no nosso país, onde nós profissionais da educação somos obrigados a lutar pela manutenção desses espaços tão essenciais à vida de toda população (...). Ao comemorarmos os 25 anos, estamos dizendo à população riograndina que nós seguiremos firmes na luta para manter o direito de cada cidadão e cidadã a uma educação pública, gratuita e de qualidade", desabafou.

O representante dos estudantes da escola do centro - Escola Municipal de Ensino Fundamental Cidade do Rio Grande - Willian da Silva, relatou que aprendeu com o espaço a acreditar que pode ser o que quiser. A escola, que chamava de castelo quando pequeno, encorajou-o a voar.

Servidor da FURG e coordenador administrativo do CAIC por 14 anos, Saul Franco disse que viveu os melhores momentos de sua vida profissional na instituição. Ele agradeceu aos colegas e à comunidade que o ajudaram a se sentir realizado no local. Já a professora mais antiga da escola, Carla Tavares, ressaltou que, nesses 25 anos, o CAIC atingiu personalidade, foi crescendo, alargando passos e prestando um bom serviço de ensino e aprendizagem. Ela afirmou que é tempo de homenagear ex e atuais professores, gestores e estudantes que constroem a história da escola, um lugar de diversidade e de se fazer amigos.

Representante dos pais no conselho do CAIC, Olímpio Oliveira relembrou que há 16 anos foi desafiado pelo então diretor André Lemes a participar como delegado no congresso do CAIC. Desde aquela época, faz parte do conselho, construído por princípios democráticos. Ele explicou que no passado existia o desafio de mudar a concepção da antiga escola para uma escola participativa, que estivesse junto à comunidade." Era difícil, mas foi possível", declarou.

A técnica de enfermagem, Zenaide Tarouco, disse que por meio da unidade básica de saúde da família (UBSF) do CAIC é possível acompanhar o bebê desde a gestação até a entrada na escola. Um dos frutos do trabalho do centro é ver os alunos ingressarem na FURG, o que antes era difícil de acontecer. Para ela, a tarefa é árdua, mas não se pode desistir, por respeito a toda a comunidade atendida.

Integrante do conselho gestor local da UBFS do CAIC, Carlos Soares, enfatizou que os conselhos são eternos batalhadores pelo posto e pela escola. "O CAIC é a melhor coisa que existe", afirmou.

Há seis anos como coordenador da estratégia de saúde da família (ESF) da secretaria de saúde, André de Azevedo vem conhecendo mais de perto a trajetória da instituição. Ele enfatizou que a unidade do CAIC, em 2001, tornou-se a primeira em estratégia de saúde da família no município. Segundo André, os trabalhadores desse posto são considerados a melhor equipe de saúde da família da região sul do estado.

A secretária de educação, Vanessa Pintanel, fez questão de ressaltar a importância da comunidade para existência da instituição. “Por toda a demonstração de carinho nas falas das pessoas, a gente viu que o CAIC é importante para a comunidade. Mas eu vou dizer uma coisa que é muito mais importante: essa comunidade é muito importante para nós, não existiríamos sem vocês”. Ela ainda contou que se constituiu professora vivendo o CAIC, onde trabalhou por 15 anos. “Ali eu vi que a educação é capaz, sim, de promover melhor qualidade de vida para as pessoas. Ali a gente vive isso”, afirmou.

O pró-reitor de extensão e cultura da FURG, Daniel Prado, salientou que o CAIC é um poderoso centro extensionista, com dezenas de projetos que mudam a vida das pessoas. Ele destacou a parceria entre o executivo, a universidade e o centro, que fazem a entidade funcionar e ser um braço de transformação social.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer destacou que a instituição tem vida, é integradora e transversal, apresentando várias políticas públicas que formam pessoas. O chefe do executivo afirmou que o CAIC tem um espírito de amor, de convívio e de aprendizado. Para ele, políticas como essa precisam se fortalecer em meio a períodos de adversidades, pois essa é maneira de se enfrentar a crise que o país atravessa.

A ex-diretora do CAIC e atual reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias, relatou que a passagem pela instituição a marcou, apesar de ter ficado apenas dois anos. “Se eu me contaminei com o CAIC, o que dizer de quem está no CAIC há tantos anos?”, indagou.

A reitora destacou a alegria que sente ao outorgar grau na FURG a ex-alunos do centro. Também falou sobre o contentamento de ver as mães dos estudantes que, após passarem por projetos profissionalizantes e de alfabetização no local, continuaram os estudos ou encontram o seu espaço no mundo do trabalho. Esses são exemplos que, segundo ela, demonstram que a entidade faz a diferença na vida das pessoas.

Cleuza lembrou que a razão da existência da instituição são as crianças, os jovens e as suas famílias. “É por eles que vale a pena a gente continuar persistindo. É por essas crianças, não só do CAIC, mas de todas as escolas do município, que nós temos que continuar lutando por uma educação pública, de qualidade, laica, socialmente referenciada. Educação pública em todos os níveis de ensino (...). Nesse momento que a FURG faz 50 anos, também festejar os 25 anos do CAIC dá ainda mais vontade de não calar nossa voz”, enfatizou.

A solenidade contou também com a apresentação de uma peça teatral feita pelos alunos dos 2º anos A e B e com a exibição de um audiovisual produzido pela secretaria de comunicação da FURG. Ao fim, a Câmara Municipal entregou homenagens ao CAIC, à universidade e ao executivo municipal, pelo trabalho realizado em conjunto.

A sessão especial foi dirigida pela presidente do parlamento, vereadora Andréa Westphal (PATRIOTA). A mesa da cerimônia foi composta pela reitora da FURG, Cleuza Sobral Dias, pelo prefeito, Alexandre Lindenmeyer; pelo pró-reitor de extensão e cultura da FURG, Daniel Prado; pela secretária de educação Vanessa Pintanel;  pelo representante da secretaria de saúde, coordenador da ESF André de Azevedo; pela diretora do CAIC, Liane Marques e pelo representante dos estudantes, Willian da Silva.

Na extensão de mesa, estavam presentes as vice-diretoras Juliana Silva, Bruna dos Santos e Aline Albernaz; a enfermeira responsável pela UBSF do CAIC, Suzi Mara Bromberger; a ex-estudante, Bruna Lopes; a secretária adjunta de educação, Neci Bandeira; a representante do Núcleo Universitário da 3ª Idade, Jurema de Biazzi, a diretora de arte e cultura da FURG e ex-diretora do CAIC, Débora Amaral, o servidor da FURG e ex-coordenador administrativo do CAIC, Saul Franco, a professora mais antiga do CAIC, Carla Tavares, o representante do conselho do CAIC, Olímpio Oliveira, a técnica em enfermagem do CAIC, Zenaide Tarouco e o representante do conselho gestor da UBSF, Carlos Soares. Também acompanharam a sessão os vereadores Rovam Castro e professora Denise Marques, do PT, e Júlio César (MDB).

Assessoria de Imprensa





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500