21 de Agosto de 2019

CÂMARA MUNICIPAL CELEBRA 50 ANOS DO CIEE-RS

Na noite da última terça-feira, a Câmara Municipal realizou uma sessão especial alusiva aos 50 anos do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) do Rio Grande do Sul.

A homenagem foi proposta pelo vereador Edson Lopes (PT). Em seu pronunciamento, o parlamentar destacou a importância do CIEE na vida dos estudantes. A associação de direito privado sem fins lucrativos abre portas no mercado de trabalho para que os jovens tenham estágios em sua área de estudo e possam aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.

Ele ressaltou que o legislativo é um exemplo claro do potencial do CIEE. Por meio da parceria entre as duas entidades, a Câmara conta com 25 estagiários, que mostram dedicação, empenho e compromisso na execução de suas atividades. No município, são mais de 700 estagiários e 200 aprendizes em atuação, graças ao trabalho desempenhado pela equipe do CIEE local.

O supervisor de operações de estágio do CIEE- RS, Marcos Pan, agradeceu a homenagem e aproveitou a oportunidade para apresentar dois programas de inclusão social realizados pela empresa.

Um deles é o Reintegrar, que atende jovens que cumprem medida socioeducativa com privação de liberdade na FASE.  Empresas parceiras cedem cotas de aprendizagem para esse público. Durante o período de internação, eles participam de um curso técnico e recebem salário, que poderá ser usado quando saírem. O segundo é o PODE, programa de oportunidades e direitos, que atende os egressos da FASE. Durante um ano, eles são acompanhados por psicóloga, assistente social, além de receberem cursos, palestras e qualificação para o mercado de trabalho.

Já o supervisor executivo da unidade operacional do CIEE - Pelotas, Lourenço Guimarães, disse que o reconhecimento recebido pela casa legislativa aumenta a responsabilidade da empresa na busca pela prestação de serviços cada vez melhores à comunidade. Também pediu o apoio do executivo municipal para ampliação das vagas do programa jovem aprendiz e para o aumento das oportunidades para os jovens da FASE na cidade. Segundo Lourenço, essas ações possuem forte impacto social, pois interferem nas relações familiares, na comunidade e preparam para o mercado de trabalho.

Representando os estagiários, Amanda Sá relembrou o primeiro estágio que conseguiu pela empresa, na Câmara Municipal, em setembro de 2016. Depois do término dos dois anos, passou a integrar a equipe de estagiários da área comercial do CIEE em Rio Grande. “O CIEE é uma empresa que abre portas de infinitas oportunidades”, destacou.

Além das homenagens concedidas aos gestores da instituição, o legislativo municipal também foi agraciado. A gestora da unidade local do CIEE, Paula Valadão, entregou à presidente Andréa Westphal (PATRI) e ao vereador Edson Lopes (PT) um quadro pela contribuição da casa na formação de futuros profissionais através das vagas de estágio oferecidas ao longo dos anos.

A cerimônia foi presidida pela vereadora Andréa Westphal. A mesa da sessão especial foi composta pelo secretário de município de inovação, emprego e renda, Claudio Dutra; pelo supervisor de operações de estágio do Ciee-RS, Marcos Pan; pelo supervisor executivo da unidade operacional do Ciee- Pelotas, Lourenço Guimarães e pelo diretor da Faculdade Anhanguera do Rio Grande, Edson Makoto.

Na extensão de mesa, estavam a gestora do Ciee-Rio Grande, Paula Valadão, a estagiária do CIEE, Amanda Sá e o assessor do deputado estadual Fábio Branco, Deivid Pereira. O vereador Filipe Branco também acompanhou a solenidade.