05 de Agosto de 2019

PLENÁRIO APROVA QUATRO PROJETOS NA VOLTA DO RECESSO LEGISLATIVO

Júlio César Pereira (MDB) apresentou o PL 179/2019.  A proposta legislativa declara o Instituto Pobres Servos da Divina Providência como de utilidade pública.

A entidade sem fins lucrativos é voltada ao atendimento de crianças, adolescentes, jovens e idosos em situação de vulnerabilidade.  De acordo com o parlamentar, a instituição busca estabelecer um espaço de acolhimento e de proteção para esse público, em prol da inclusão social.  O trabalho é desenvolvido junto à Diocese de Rio Grande desde 1996 e se inspira nas diretrizes do Estatuto da Criança e do Adolescente, do Estatuto da Juventude e nos objetivos do desenvolvimento sustentável. A proposição foi aprovada com 20 votos.

Os outros três projetos versam sobre homenagens

O PL 204/2019 dá o nome de Pedro Alberto Jensen a uma rua do município. O proponente André Lemes (PT) disse se tratar de um reconhecimento à memória de um cidadão que contribuiu para o progresso da cidade.

Pedro foi um dos funcionários mais antigos do Jornal Agora. Começou sua trajetória na empresa em 1960 e se aposentou em 2017. Nesse período, exerceu diversas funções no jornal, como tipografia, almoxarifado, segurança e motorista.  Ele faleceu em fevereiro de 2018, vítima de um infarto.

A proposta foi aprovada com 19 votos.

A vereadora Laurinha (MDB) também propôs um projeto de lei semelhante. O PL 198/2019 dá o nome de voluntária Milene Baldez a uma rua da cidade.

Milene faleceu em 2018 aos 43 anos. Desde 2008, atuava como voluntária da causa animal ajudando a encontrar pessoas dispostas a adotar animais em vulnerabilidade. Ela ainda trazia às pessoas informações sobre posse responsável e castração.

Conforme Laurinha, a voluntária iniciou a formação do grupo Vira Latas e Corações e resgatou centenas de animais. Também participou ativamente da luta pelo fechamento do canil municipal e ajudou na elaboração do projeto de lei para proibição da tração animal, aprovado recentemente.

A homenagem ao seu trabalho foi aprovada com 20 votos.

Já Edson Lopes (PT) apresentou o projeto de decreto legislativo (PDL) 38/2019, que concede medalha de mérito comunitário ao presidente da Associação de Corredores de Rua de Rio Grande (ACORRG), Roger Lopes.

Para o vereador, o título se justifica por toda a dedicação do atleta no incentivo ao esporte. Segundo Edson, o nome do presidente se confunde com a própria história do atletismo no município. Roger é parte fundamental na realização de provas reconhecidas na cidade, como a supermaratona, a volta ecológica da Ilha dos Marinheiros e a travessia a nado Rio Grande-São José do Norte. O PDL foi aprovado com 17 votos.