12 de Julho de 2019

ESTUDANTE DO IFRS É HOMENAGEADA PELA CÂMARA

Nessa sexta-feira, a Câmara Municipal concedeu voto de louvor à estudante do curso de automação industrial do Instituto Federal do Rio Grande do Sul - Campus Rio Grande, Maria Eduarda Silveira.

A aluna ganhou uma bolsa integral para participar da Conferência Internacional Women Deliver 2019, que aconteceu em Vancouver, no Canadá, no mês de junho. Essa é a maior conferência mundial sobre igualdade de gênero e saúde, direitos e bem-estar de meninas e mulheres no século XXI.

Maria Eduarda concorreu com mais de seis mil pessoas de todo o mundo e de diferentes áreas e níveis de escolaridade. A sua pesquisa na área de gênero é desenvolvida sob orientação da Professora Doutora Lucía Alda no Núcleo de Estudos e Pesquisa em Gênero e Sexualidade (NEPGS) do IFRS – Campus Rio Grande.

A proponente da homenagem, Professora Denise Marques (PT), enfatizou a importância de se reconhecer as pesquisas que abordam esse tema. Para ela, os espaços públicos precisam dar visibilidade aos estudos nessa área, em meio a tantos retrocessos vividos no cenário político nacional. Denise ressaltou que é importante valorizar a dedicação de estudantes e mostrar suas conquistas, a fim de fortalecer a educação pública brasileira.

A vereadora fez um breve histórico da trajetória da estudante, que desde 2016 desenvolve pesquisas no NEPGS. Maria Eduarda já coleciona alguns prêmios, como o da IV Mostra Cultural sobre Diversidade e Gênero da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Além disso, produziu dois documentários. Um deles foi exibido na 13º Mundo de Mulheres & Fazendo Gênero 11 realizado na Universidade Federal de Santa Catarina em 2017, um dos eventos mais importantes sobre a temática no país.

A orientadora Lucía Alda disse que é necessário entender a representatividade da aluna e todo o caminho trilhado por ela até aqui. Já o coordenador de ensino médio do IFRS – Campus Rio Grande, Gustavo Miranda, destacou a relevância de homenagear o trabalho de pesquisa de uma estudante, principalmente em um momento de anúncio de cortes de verbas das instituições federais de educação. “O ensino público forma alunos com capacidade extrema para tratar das mais diferentes áreas”, disse o professor, lembrando a excelência da pesquisa da instituição na defesa da igualdade de gênero.

O diretor do IFRS, Alexandre Machado, confessou adquirir novos conhecimentos no convívio com os alunos e professores, apesar dos mais de trinta anos de magistério. Ele afirmou que aprende com Lucía e Maria Eduarda, quebrando velhos preconceitos sobre questões de gênero advindos de uma educação tradicional.

Na tribuna, Maria Eduarda agradeceu pela homenagem e enfatizou a necessidade das discussões sobre sexualidade nos espaços públicos. Segundo ela, o NEPGS desenvolve diferentes ações, tanto para comunidade interna quanto para a externa, com o intuito de falar sobre os direitos das mulheres e a luta pela diversidade sexual.

Ao participar da conferência no Canadá escutando a realidade de diferentes regiões do mundo, ela disse ter percebido o quanto ainda é necessário avançar na área de gênero e sexualidade no país. Para que essa mudança cultural aconteça, acredita que o debate sobre o assunto na escola é essencial.

A adolescente fez menção aos recursos para educação, citando que hoje os cortes de verba ameaçam a instituição que a levou até o Canadá e que a deu oportunidade de desenvolver pesquisa e extensão. Ademais, lembrou o quanto as questões de gênero estão sendo colocadas em segundo plano pelo atual governo federal. Ao afirmar que a realidade é catastrófica, a estudante declarou que “cabe a nós pensar em como mudar esse cenário para dar espaço para a voz de jovens, mulheres, para dar espaço para diversidade”.

Por fim, o vereador André Lemes (PT), destacou a qualidade dos institutos federais, superiores às escolas particulares. Para o parlamentar, os IF’s demonstram que a escola pública pode funcionar e demonstrar resultados positivos.

A solenidade, que aconteceu no plenário do legislativo, contou com a presença de amigos, familiares e professores da aluna homenageada. O vereador Luciano Gonçalves (PT) também acompanhou o ato.