26 de Junho de 2019

COMUNIDADE CEGA PROTESTA CONTRA PROJETO DE LEI APROVADO NA CÂMARA

Representantes da escola de educação especial José Álvares de Azevedo, da Associação dos Deficientes Visuais do Rio Grande (Adevirg) e do Conselho Municipal dos Direitos da pessoa com deficiência vieram à Câmara para expressar o descontentamento com a aprovação do projeto de lei 158/2019. A proposta do vereador Rafa Ceroni (Cidadania) determina que as pessoas com visão monocular sejam consideradas deficientes visuais. A matéria foi aprovada no último dia 18 de junho, com 17 votos favoráveis.

Em reunião no gabinete da presidência, com a presença dos parlamentares, os representantes das entidades defenderam que o portador de visão monocular não deve ser igualado ao cego ou às pessoas com baixa visão. A vice-presidente do CONDES e professora da escola Álvares de Azevedo, Josiane Dias, explicou que uma das principais preocupações é com relação ao mercado de trabalho.

Ela acredita que a lei abriria brechas para que portadores de visão monocular concorressem com os cegos em cotas para deficientes nas empresas. A tendência seria a contratação das pessoas com visão monocular, o que não exigiria da empresa a adaptação de material de trabalho e nem a existência de guias, por exemplo.

Josiane reclamou que, em nenhum momento, houve a consulta aos principais interessados no projeto de lei.“Temos a escola com mais ou menos 100 alunos, temos a associação. Nos sentimos desrespeitados quando não somos ouvidos”, desabafou.

A assessora parlamentar do vereador Rafa Ceroni, Carina Mirapalheta, que também é advogada e auxiliou na elaboração do projeto, esclareceu que o texto legal foi baseado em leis já vigentes no país sobre o tema. Segundo ela, as entidades não foram consultadas, pois a proposta não fere o direitos dos deficientes visuais.

Carina explicou que a legislação municipal não tem poder de mudar as leis que regem as cotas no mercado de trabalho ou os benefícios da previdência social aos portadores de deficiência. A lei municipal não altera o que já está regrado pelas leis estaduais e federais.

Após a reunião, a vice-presidente do CONDES participou da tribuna popular representando a entidade. Por dez minutos, Josiane expôs a mesma pauta no plenário da Câmara. Em seguida, Rafa Ceroni se comprometeu a solicitar ao executivo que vete o projeto atual. Ele se colocou à disposição para construir uma nova proposição que contemple as reivindicações de todos os envolvidos.