26 de Junho de 2019

ESCOLA BILÍNGUE PARTICIPA DA TRIBUNA MIRIM

Os estudantes do primeiro ao nono ano do ensino fundamental da Escola Municipal de Educação Bilíngue Carmem Regina Teixeira Baldino estiveram presentes na sessão ordinária dessa quarta-feira. Eles participaram do projeto tribuna mirim, que abre a possibilidade que representantes de escolas do município se manifestem em plenário todas as últimas quartas-feiras do mês.

Em Língua Brasileira de Sinais, a estudante surda Helena Pontes, do nono ano, apresentou as demandas da escola. Ela enfatizou a necessidade de que o direito ao transporte escolar seja expandido a todos os alunos. Atualmente, apenas uma área da cidade é coberta. Além disso, enfatizou que a escola precisa de um prédio próprio. Com um local maior, seria possível aumentar a oferta do ensino a crianças, jovens e adultos surdos, para que tenham acesso ao aprendizado em sua língua.

Já a professora de Libras, Cíntia Pereira, explicou que é contratada pelo município apenas até dezembro. Ela pede que o executivo faça concurso público para professores efetivos da matéria. Isso possibilitaria, além do atendimento aos alunos, a maior oferta de cursos de Libras para comunidade. Cíntia também falou da necessidade da criação de uma central de intérpretes na cidade, pois os espaços públicos não possuem acessibilidade.

Na oportunidade, gestores da escola também se manifestaram. A coordenadora pedagógica da escola bilíngue, Maria Auxiliadora, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido na instituição, que auxilia os surdos a se tornarem cidadãos produtivos. Por fim, a diretora Neiva Nunes agradeceu pelo apoio constante dos parlamentares à escola.

A presidente do legislativo, Andréa Westphal (PATRI), lembrou o pioneirismo da instituição, a sétima desse tipo no país. A vereadora afirmou, ainda, que a casa sempre estará de portas abertas para receber a escola.

Após a passagem pelo plenário, os estudantes fizeram uma visita para conhecer as instalações da Câmara Municipal.