Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


17 de Junho de 2019

LEGISLATIVO RECEBE DIRETORIA DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA

+A-A


A nova diretoria do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência visitou a Câmara na tarde dessa segunda-feira. O objetivo do encontro foi se apresentar ao legislativo e buscar o estreitamento de laços com a casa. 

Segundo a vice-presidente Josiane Dias, o conselho estava inoperante há, pelo menos, um ano. Em outubro passado, iniciou-se um movimento para reativação da entidade. A nomeação dos conselheiros foi realizada em março. No mês de abril, foi escolhida a nova diretoria. Hoje são vinte instituições que compõem o conselho.

O objetivo primeiro da diretoria é fazer a atualização do regimento da entidade, que está desatualizado. A vice-presidente ressalta, por exemplo, que o documento fala da necessidade de uma escola bilíngue para surdos, o que já é realidade no município. Além disso, prevê a presença de instituições no conselho que não existem mais. O regimento atual engessa, ainda, a possibilidade de que novos membros possam ser inseridos na entidade.

Para fazer as mudanças necessárias, o conselho pediu apoio jurídico ao legislativo. Isso porque é necessário fazer o estudo do documento atual e realizar transformações que estejam de acordo com as normas legais.

Na ocasião, a presidente da Câmara, Andréa Westphal (PATRI) colocou a casa à disposição do conselho. De acordo com ela, o legislativo tem a obrigação de trabalhar para a comunidade. A vereadora se comprometeu em consultar a possibilidade de a assessoria jurídica auxiliar e acompanhar o conselho nessa tarefa. “Se futuramente o regimento vai ser votado na casa, é bom que ela ajude na construção dentro do que é legal. Assim, terá mais condições de êxito”, avaliou.

Outro assunto tratado na reunião foi a realização da próxima conferência municipal dos direitos da pessoa com deficiência, prevista para o início de setembro. A intenção é que o novo regimento do conselho seja apresentado na conferência. Ademais, o evento servirá para a construção de um plano municipal com o intuito de regrar as políticas públicas de inclusão na cidade.

Assessoria de Imprensa

 





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500