29 de Maio de 2019

ESCOLA SÃO FRANCISCO PARTICIPA DE TRIBUNA MIRIM

Na sessão ordinária dessa quarta-feira, alunos do terceiro ano do ensino fundamental da escola Marista São Francisco estiveram no plenário da casa para participar da tribuna popular mirim.

Na ocasião,  os estudantes refletiram sobre as experiências obtidas com atividades extra classe. Os alunos Mariana Mendes Avila, João Pedro de Moraes e  Carolina Henriques explicaram que durante essas atividades eles puderam conhecer as questões históricas e culturais da cidade e entender como ela é gerida através da atuação dos três poderes.

Em visita a monumentos e prédios históricos,  as crianças verificaram alguns problemas, como a falta de cuidado com as praças públicas e os lixos descartados em local indevido.

Na tentiva de oferecer soluções ao problema do lixo, os alunos aproveitaram o espaço para fazer uma proposta aos vereadores.  Eles sugeriram que sejam realizadas oficinas de reciclagem para estudantes do município. Com o material reaproveitado, poderiam ser construídos móveis e brinquedos para as escolas que possuem falta de recursos.

O diretor da escola, Claudiano Tiecher, ressaltou que as saídas de campo e o discurso proferido na tribuna foram construídos em conjunto com professores e estudantes, em um processo democrático. Esse trabalho desenvolvido na instituição tem a intenção de formar cidadãos mais críticos e participativos.

A tribuna popular mirim é um projeto que acontece sempre na última quarta-feira de cada mês. As escolas se inscrevem para participar e representantes dos alunos podem falar por dez minutos, trazendo suas propostas e reivindicações aos vereadores.