22 de Maio de 2019

AMAR PARTICIPA DE TRIBUNA POPULAR

A Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Rio Grande (AMAR) participou da tribuna popular na sessão dessa quarta-feira na Câmara Municipal.

O projeto foi criado por meio da resolução n° 2 de novembro de 2012. O objetivo é abrir espaço para que a comunidade, por meio de entidades formalizadas, possa trazer suas demandas até o legislativo nas sessões plenárias. Para isso, é preciso que as instituições apresentem um requerimento à presidência da Câmara com antecedência mínima de três dias da data requerida, identificando quem irá se manifestar e o assunto a ser tratado.

Segundo a presidente da casa, Andréa Westphal (PATRI), há alguns anos a tribuna popular não estava sendo utilizada. Ela se disse feliz por colocar em prática a resolução e por ver a sociedade civil se pronunciar na casa.

Por dez minutos, o presidente da AMAR, Gilton Lira, utilizou a tribuna para trazer à tona as dificuldades encontradas por aqueles que defendem os direitos das pessoas com transtorno do espectro autista. Ele explicou que a associação busca ouvir as demandas de usuários e, junto aos responsáveis pelas políticas públicas, lutar pela melhoria do atendimento das pessoas com essa deficiência.

Gilton argumentou que é necessário garantir no orçamento do município um recurso fixo para manutenção de associações dessa natureza e não apenas repassar quando há sobra de dinheiro. Assim como os deficientes têm prioridade no atendimento no comércio ou para fazer a matrícula na rede de ensino, essas pessoas devem ter prioridade no orçamento. O presidente solicitou também que o legislativo reúna representantes do executivo e usuários de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência com o intuito de construir a melhoria dos serviços. Ele ressaltou que é preciso que isso seja feito sem disputas partidárias. Além disso, destacou a necessidade de se construir uma rede de cuidados aos deficientes e de se regulamentar a lei do autismo, aprovada em 2014.

PRESIDENTE EXPLICA SUSPENSÃO DE SERVIÇOS DA AMAR

Para fazer o trabalho de acolhimento das famílias, por meio da escuta e da mediação das demandas, a AMAR conta com três funcionários. Desde 2015, o poder executivo repassa verbas que são utilizadas para a manutenção desse atendimento. No entanto, segundo Gilton, desde 31 de março, não houve nenhum repasse e os funcionários estavam trabalhando sem receber. Por isso, o serviço foi suspenso na semana passada.

Após essa suspensão, o executivo se comprometeu a garantir a verba para dar continuidade ao funcionamento normal da AMAR. Conforme o presidente, o serviço deve ser retomado nos próximos dias. No entanto, para ele, é necessário que a associação não precise mais correr atrás da verba, mas que ela seja priorizada e garantida pelo poder público no orçamento municipal.