14 de Maio de 2019

PROJETO DE LEI QUE TORNA FESTIVIDADES DA SEMANA FARROUPILHA PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL

O projeto de lei 69/2019, de autoria do vereador Flávio Maciel (SD), solicita que as festividades da Semana Farroupilha se tornem patrimônio histórico cultural imaterial do município.

Segundo Flávio, a proposta se justifica pela importância do movimento tradicionalista em Rio Grande. A cidade possuiu o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Mate Amargo, o segundo mais antigo do estado, tendo Paixão Cortês como um de seus fundadores. O vereador lembra também que o General Antônio Souza Neto, o segundo comandante mais importante da Revolução Farroupilha, é natural da cidade.

Além disso, há um número expressivo de CTG’S e o desfile de 20 de setembro reúne todo ano quase quatro mil cavalarianos.

O projeto foi aprovado por unanimidade, com 17 votos favoráveis.