07 de Maio de 2019

VEREADORES APROVAM MOÇÃO PARA SOLICITAR PERITOS CRIMINAIS NA CIDADE

Por 16 votos favoráveis, os vereadores aprovaram envio de moção ao governo do estado e à Assembleia Legislativa. O documento tem a intenção de pedir, em caráter de urgência, um quadro de peritos criminais para atender a demanda de Rio Grande e de toda a 10° Coordenadoria Geral de Perícia, que abrange os municípios de São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Hoje a região não possui esses profissionais e depende de Pelotas para a realização das perícias.

Segundo a justificativa apresentada, a cidade vem tendo um aumento significativo de homicídios. Enquanto em 2016 foram 38 assassinatos, no ano passado esse número subiu para 80. Além disso, há  outras mortes, como as decorrentes de acidentes de trânsito e os suicídios, que precisam desse trabalho. Atualmente, o tempo de espera pela perícia criminal pode ultrapassar seis horas, submetendo os familiares das vítimas a um sofrimento desnecessário.

Além da moção, os vereadores aprovaram 76 requerimentos e indicações na forma de englobados.