07 de Maio de 2019

MORADORES DO BGV I FAZEM MANIFESTAÇÃO NO PLENÁRIO DA CÂMARA

Com cartazes e panelas, os moradores entraram no plenário durante a sessão dessa terça-feira para denunciar as condições precárias de moradia do condomínio. A presidente da casa, vereadora Andréa Westphal (PATRI), permitiu que uma representante do movimento pudesse se pronunciar, o que foi veiculado ao vivo pela TV Câmara.

Leslie Corrêa denunciou que há dois anos espera soluções em relação aos problemas estruturais do conjunto habitacional. Os 220 apartamentos foram entregues pela prefeitura em 2017 com diversos problemas, nunca solucionados pelo executivo.

Os moradores alegam que os rebocos das paredes estão caindo e que há infiltrações. A rede elétrica está comprometida e fios de alta-tensão estão próximos a locais com água, colocando em risco à vida das pessoas. Leslie afirma que há entupimento e transbordamento de esgoto. Ela lembrou que a obra se arrastou por dez anos e que hoje vivem humilhados, em condições desumanas. A busca é por soluções imediatas, mas, conforme seu relato, os políticos não conseguem cumprir as promessas e já são dois anos de batalha e de humilhação. “Não é justo, nós não pedimos para estar lá, nós fomos realocados”, desabafou.

O líder do governo na casa, vereador Rovam Castro (PT), disse que solidariza com os moradores. Em contato com o executivo, ele anunciou que a prefeitura receberá os manifestantes na quarta-feira, 08, às 14 h na sede da prefeitura. A direção da Câmara se comprometeu em fazer o convite à Corsan e ao Ministério Público Estadual para acompanhar a reunião. A comissão de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pesca e Agriculturado legislativo também estará presente.

POSICIONAMENTO DO EXECUTIVO

O secretário municipal de habitação e regularização fundiária, Gilmar Ávila, disse que desde ontem caminhões enviados pela prefeitura estão realizando o desentupimento das fossas. Quanto aos problemas na rede de esgoto do condomínio, há em andamento processo de licitação para contratação de empresa que será responsável pela obra. De acordo com Gilmar, a primeira licitação foi deserta. Essa já é a segunda tentativa e o processo autal está no prazo de interposição de recursos. A prefeitura afirmou também que fará outra licitação referente aos reparos na rede elétrica, mas ainda não há data definida para isso.

O condomínio BGV I foi construído com recursos do governo federal, oriundos do Programa de Aceleração do Crescimento Intervenção Favelas. A obra foi realizada com o intuito de realocar as pessoas que viviam em área de interesse portuário. A construção foi iniciada em 2007, mas em 2011 parou por atrasos de pagamento à construtora. Em 2014, o executivo retomou a obra, entregue em maio de 2017. Atualmente, 181 famílias residem no local.