04 de Maio de 2019

SESSÃO ESPECIAL COMEMORA 30 ANOS DO SINTERG

Na noite da última sexta-feira, 03, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Rio Grande recebeu homenagem do legislativo por seus trinta anos de existência. A cerimônia foi proposta pela vereadora professora Denise Marques (PT) e aprovada em plenário.

Na abertura da solenidade, a presidente da Câmara, vereadora Andréa Westphal (PATRI), fez referência a todos os que compõem o sindicato. Ela afirmou que o Sinterg precisa ser reconhecido por sua trajetória em prol dos trabalhadores em educação. Em seguida, a condução da sessão especial ficou a cargo do vereador Edson Lopes (PT).

A proponente, coordenadora da entidade por três mandatos, agradeceu aos que ajudaram a construir o Sinterg. Segundo Denise, ele está inserido não apenas na luta pela categoria, mas em todas as lutas da classe trabalhadora para o alcance de uma sociedade mais fraterna e humana. A professora destacou que a história do sindicato é grandiosa, marcada pela defesa coletiva da democracia e da educação.

Emocionada, a coordenadora geral do Sinterg, Suzane Barros, lembrou as tantas vezes que esteve na casa legislativa para reivindicar os direitos da categoria. Ela disse que nem sempre os sindicalistas foram bem recebidos e puderam utilizar a tribuna. Por isso, aproveitou a oportunidade para citar o nome de cada um dos que a antecederam na coordenação. De acordo com ela, esse foi um momento de reparação da Câmara com a entidade.

Suzane agradeceu a assessoria jurídica, feita pelo escritório Lindenmeyer, pelos 29 anos de trabalhos prestados, determinantes em diversas conquistas. Também destacou a importância dos conselhos do Sinterg, formados por representantes das escolas, que decidem as ações e garantem a legitimidade da instituição.

Ao citar o momento político atual, a coordenadora salientou que o sindicato resistirá aos ataques dos que querem terminar com a educação pública e com a liberdade de cátedra, por meio de projetos como o escola sem partido. Disse, ainda, que a categoria defende a manutenção das disciplinas de ciências humanas nas instituições de ensino. Em relação à reforma da previdência, enfatizou a necessidade de batalhar contra a proposta do governo federal que ataca, principalmente, mulheres, professores, trabalhadores rurais, jovens e idosos.

A sessão especial aconteceu no plenário da Câmara. A mesa foi composta pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer; pela primeira-dama, Eunice Lindenmeyer; pela secretária de aposentados e assuntos previdenciários da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Seleni Michelin; pela representante do Conselho Municipal de Educação, Rosana Pfarrius e pela coordenadora geral do Sinterg, Suzane Barros.

Na extensão de mesa, estiveram presentes as seguintes autoridades: a coordenadora do 6º Núcleo do CPERS, Andréa Nunes da Rosa; a ex-coordenadora do Sinterg e secretaria executiva adjunta da CNTE no Rio Grande do Sul, Dóris Nogueira, o secretário geral da Aprofurg, Mário Junges; representante da Central Única de Trabalhadores (CUT), Fábio Gonçalves; do Sindiágua, Rosane Gonçalves; do Sindicato dos Bancários, Eunice Pitrez; do PCB, Karla Mendes; do conselho do Fundeb, Cláudia Franz; do conselho de alimentação escolar, Jorge Melo; do conselho permanente de assuntos funcionais, Rosane Gutierrez e do conselho fiscal do Sinterg, Ana Pinheiro. Os vereadores Rovam Castro, André Lemes e Luciano Gonçalves do PT acompanharam a solenidade.

HISTÓRIA

Em 1985, no final do período militar, foi fundada a Associação de Professores Municipais (APM) em Rio Grande. Após a abertura política e a promulgação da Constituição Federal de 1988, a APM se transformou em um sindicato. Essa mudança, realizada em assembleia no dia 10 de abril de 1989, ampliou a base de representação da entidade para toda a categoria de trabalhadores em educação.

Entre as primeiras grandes conquistas do Sinterg estão o plano de carreira e a eleição dos diretores de escola. No ano de 2007, iniciou-se a luta pelo piso salarial profissional nacional, alcançado em 2010. Em 2013, um novo plano de carreira incluiu secretários, bibliotecários e motoristas que atuam na área da educação.

O Sinterg é o primeiro sindicato de base municipal filiado à CNTE, além de estar vinculado à CUT. Atualmente, possui 2.138 sindicalizados.