24 de Abril de 2019

PRESIDÊNCIA DA CÂMARA MUNICIPAL RECEBE FRENTE PELA ESCOLA DEMOCRÁTICA

A frente foi criada com o propósito de defesa de um ensino livre, democrático, com pluralidade de ideias e concepções pedagógicas, como garantido pela Constituição Federal. Representantes do coletivo se reuniram nessa quarta-feira com a presidência da casa para ressaltar a necessidade de que os entes públicos, ao legislar sobre as políticas nessa área, respeitem esses preceitos fundamentais.

O grupo tem a intenção de se aproximar do poder legislativo e se coloca à disposição para ajudar na construção e na análise de projetos de lei que versem sobre educação na casa. Eles ressaltam que podem auxiliar na conclusão de pareceres sobre as propostas de políticas públicas de educação em trâmite, evitando, por exemplo, que projetos que afrontem a constituição sejam levados à votação em plenário. A ideia é que se evite conflitos e que se abra cada vez mais o diálogo entre estudantes, trabalhadores em educação e vereadores.

A frente é composta pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Rio Grande (Sinterg), pelo 6º núcleo do CPERS, pelo Sindicato dos professores do ensino privado (Sinpro/RS), pelos sindicatos de professores e de técnico-administrativos da Universidade Federal do Rio Grande, pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, pela Associação LGBT, pela Comissão Especial de Diversidade Sexual e Gênero da subseção da OAB/Rio Grande e pelos Grêmios estudantis das escolas estaduais Juvenal Müller e Augusto Duprat.