24 de Abril de 2019

DUAS ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DA TRIBUNA POPULAR MIRIM

Na tarde dessa quarta-feira, alunos e professores do centro municipal de formação complementar Escola Viva estiveram no plenário da casa para participar do projeto. Na tribuna, o ex-aluno Douglas Oliveira, que ainda participa das atividades da instituição, aproveitou a oportunidade para a destacar a importância da escola e o modo acolhedor com que recebe a todos os atendidos. Já o estudante Jordam Conceição enfatizou o trabalho diferenciado da Escola Viva, que proporciona oficinais, atividades recreativas e de rua. Segundo ele, essas experiências deveriam ser levadas para as escolas regulares.

A instituição tem 120 vagas destinadas a atender alunos da rede municipal, pessoas com deficiência e comunidade em geral, a partir de 12 anos. Ela oferece atividades de contraturno, como oficinas de percussão, artesanato, pintura e esporte, além de reforço escolar. Os atendidos são, em sua maioria, pessoas em situação de vulnerabilidade social.

A outra entidade a fazer uso da tribuna foi a Escola Municipal de Ensino Fundamental Alba Anselmo Olinto, localizada no interior, na comunidade de Serraria. O aluno do quinto ano, William Motta, foi o representante dos estudantes. O discurso, construído em conjunto, trouxe as demandas da escola. Foi solicitado que os vereadores lutassem por mais horários de ônibus para atender a localidade e pela reforma das paradas. Além disso, pediram que a Unidade Básica de Saúde da Capilha funcione 24 horas por dia e que haja atendimento de saúde na Serraria, com unidade móvel duas vezes por semana. A comunidade também necessita de atendimento veterinário, manutenção das estradas e coleta seletiva com periodicidade quinzenal.

A escola possui vinte alunos e oferece da educação infantil até o quinto ano, com classes multisseriadas. O conhecimento sobre o poder legislativo é trabalhado nas aulas de estudos sociais e história. Na disciplina de português, os estudantes foram encorajados a escrever o texto para ler na tribuna.

Após o pronunciamento dos representantes das duas escolas, os estudantes e professores foram conduzidos a uma visita pela Câmara Municipal.