23 de Abril de 2019

TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO REIVINDICAM POSICIONAMENTO DOS VEREADORES EM RELAÇÃO À REFORMA DA PREVIDÊNCIA

Na tarde dessa terça-feira, representantes do Sindicato dos Trabalhadores em educação de Rio Grande (Sinterg) e do 6° núcleo do CEPRS Sindicato entregaram um ofício aos vereadores, solicitando que se posicionem contrários à Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 06/2019, que modifica o sistema de previdência social. A categoria pede que os legisladores façam pressão política junto aos parlamentares dos seus respectivos partidos no Congresso Nacional para que a proposta não seja aprovada.

A sessão plenária foi suspensa por dez minutos para que os vereadores pudessem receber a reivindicação da categoria. A coordenadora geral do Sinterg, Suzane Barros, fez a leitura do ofício entregue aos legisladores. Ela lembrou que a PEC ainda está em análise na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. Já a diretora geral do 6° núcleo do Cpers, Andréa Nunes da Rosa, pediu que a Câmara aprove uma moção de repúdio ou uma audiência pública para discussão do tema.

De acordo com o documento apresentado, a reforma proposta pelo governo federal dificulta o acesso à aposentadoria e aumenta o tempo de contribuição e de trabalho. As mudanças atingem, principalmente, mulheres professoras com o fim da aposentadoria especial, já que essas possuem tripla jornada de trabalho, conforme parecer da CNTE. O ofício também aponta que a reforma ameaça a existência da seguridade social, além de incentivar a privatização do sistema e de não combater a sonegação de grandes empresas devedoras da previdência.

A vinda das entidades até a Câmara Municipal integra as atividades de mobilização da 20° Semana Nacional da Educação, promovida pela CNTE.