Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


22 de Abril de 2019

GUARANIS MBYA EXPÕEM ARTESANATO NA CÂMARA MUNICIPAL

+A-A


Nessa segunda-feira, em alusão ao dia do índio, os indígenas da aldeia Para Roque, localizada em Domingos Petroline, fizeram exposição de artesanato na casa legislativa.

Há dois anos, a aldeia ocupa o terreno antes sede da Federação Estadual de Pesquisa Agropecuária da região sul (Fepagro Sul). A área de 200 hectares abriga, aproximadamente, 60 indígenas. A maioria deles vem de Viamão. O principal motivo que os trouxe para a cidade foi a escassez de áreas para plantio.

No local, os indígenas plantam diversos alimentos para sua própria subsistência, como melancia, mandioca, feijão e milho. Eles tentam preservar as suas raízes, comunicando-se por meio da língua guarani, mantendo suas tradições religiosas e o relacionamento com a natureza. O sustento das famílias vem, principalmente, do artesanato que comercializam no centro de Pelotas e de Rio Grande, mas o que é arrecadado não supre todas as necessidades da aldeia. Além da venda dos trabalhos artesanais, eles contam com a ajuda da comunidade para a doação de alimentos e roupas.

 Assessoria de Imprensa





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500