09 de Abril de 2019

POLICIAIS MILITARES SÃO HOMENAGEADOS PELA ATUAÇÃO NO GTRAN

Na tarde dessa segunda-feira, a Câmara Municipal concedeu voto de louvor aos sargentos Jader Rodrigues Correa e Sandro Schimitz, e aos soldados Márcio Severo e Peterson Borges , pelo trabalho desenvolvido no grupo especializado no combate a crimes sobre rodas.

O proponente da cerimônia, vereador Filipe Branco (MDB), ressaltou que os policiais são verdadeiros heróis, que trabalham em condições precárias, com defasagem de recursos humanos e materiais. Para ele, é importante dar visibilidade a ações positivas de combate à criminalidade.

Na tribuna, o comandante do 6º BPM, Coronel Leandro Nunes, agradeceu aos servidores da segurança pública. O comandante explicou que o GTRAN já havia sido criado antes, mas em decorrência da transferência de muitas das atribuições da área aos municípios e à falta de pessoal, a fiscalização de trânsito havia sido deixada de lado pela brigada.

Ao longo do tempo, entretanto, os crimes praticados com a utilização de veículos se intensificaram. Por iniciativa dos próprios policiais, o grupo foi reativado no final de 2017. Desde lá, diariamente, quatro policiais se dedicam a combater esse tipo de ocorrência.

Leandro explica que após a reinstalação do trabalho, houve diminuição dos índices de criminalidade. Houve, por exemplo, queda no registro de ocorrências de roubo a pedestre, comumente feitos por pessoas dirigindo motos. Além disso, foram mais de mil veículos apreendidos, seja por estarem em situação irregular, por embriaguez ao volante ou pelo envolvimento em outros tipos de crime.

A solenidade foi dirigida pela presidente do legislativo, vereadora Andréia Westphal – Tia Déia (PATRI). Estiveram presentes, ainda, os vereadores Vavá (MDB), Júlio César (MDB) e André Lemes (PT).