29 de Março de 2019

CÂMARA DE VEREADORES COMEMORA 80 ANOS DA ESCOLA LILIA NEVES

Na noite dessa quinta-feira, alunos, professores, funcionários, diretores e ex-diretores da Escola Estadual de Ensino Médio Lilia Neves lotaram o plenário da Câmara Municipal para acompanhar a sessão especial em homenagem aos 80 anos da instituição da Vila da Quinta.

O vereador proponente da solenidade, Ivair Domingos – Vavá (MDB), ressaltou a importância da escola para a formação das comunidades do interior do município, principalmente pela a sua oferta de ensino médio. Ele também apresentou um breve histórico do colégio, desde a sua fundação até hoje.

A atual diretora, Márcia Helena Branco de Matos, iniciou sua fala pedindo um minuto de silêncio pelas vítimas do ataque à escola Raul Brasil, em Suzano, São Paulo, ocorrido no último dia 13. Destacou que o país vive um período sombrio e conturbado de sua história, com violações sistemáticas de direitos humanos e sociais. Para ela, nesse contexto, a educação precisa ser colorida, com diferentes sabores e olhares. “Quando atendemos os alunos, tem que ter festa e alegria, mesmo com as dificuldades e a falta de recursos”.

A educadora, que atua no colégio desde 1995, relembrou algumas das lutas travadas no Lilia Neves, como a da implantação do ensino médio. Márcia ressaltou a constante defesa da educação pública, gratuita e de qualidade. Segundo ela, a escola é um lugar de resistência, de construção e de convívio entre diferentes.  “Quando a gente começa a trabalhar com educação, a gente pensa que vai mudar o mundo. Não é bem assim, mas a gente tenta e não vai desistir nunca”, afirmou emocionada, ao lembrar da sua trajetória como trabalhadora na área.

Na solenidade, foram presenteados ex-diretores, funcionários e ex-alunos que marcaram a vida da escola. No momento cultural, por meio de duas apresentações musicais, os alunos também puderam fazer suas homenagens à escola.

A sessão especial foi dirigida pela presidente da Câmara Municipal, vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI). Além do vereador proponente e da diretora da escola Lilia Neves, a mesa de autoridades foi composta pelo secretário de desenvolvimento primário e ex-diretor da escola, José Leomar e pelo prefeito Alexandre Lindenmeyer. Participaram da solenidade os vereadores Rafa Ceroni (Cidadania) e Repolhinho (PSDB) - ex-alunos da escola -, Rogério Gomes (Cidadania) e André Lemes (PT).

História

A Escola Estadual Lilia Neves foi fundada em 9 de fevereiro de 1939, na Vila da Quinta. Primeiramente, a instituição oferecia apenas o ensino fundamental, passando a ter o ensino médio apenas em 1998.

Atualmente, conta com 600 alunos, entre ensino fundamental, médio e educação de jovens e adultos. A equipe é composta por 59 servidores públicos. A escola é referência na comunidade, sendo importante na formação e educação dos riograndinos que residem no interior. Além de atender a população do quinto distrito, recebe estudantes de todas as ilhas do município e de localidades como Taim, Quitéria, Banhado Silveira, Palma e Domingos Petrolini.

Daniela de Bem