Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


25 de Março de 2019

LEGISLATIVO REJEITA PROPOSTA DE DAR NOME DE MARIELLE FRANCO A UMA RUA DA CIDADE

+A-A


Por 9 votos a 8, o legislativo rejeitou o Projeto de Lei (PL) 09/2019, de autoria do vereador Edson Lopes (PT), que pretendia dar o nome de Marielle Franco a uma rua da cidade.

Segundo Edson Lopes, o projeto já havia sido apresentado no ano passado. Ele afirma que, na ocasião, os vereadores contrários à proposta justificaram que não havia ainda o esclarecimento do crime. A partir de novos fatos divulgados pela mídia, com a prisão de dois suspeitos do assassinato da vereadora carioca, Edson decidiu colocar novamente o PL em discussão. Para ele, a nomeação da rua serviria como um símbolo de justiça e de defesa das pautas pelas quais a vereadora Marielle Franco (Psol) lutava, como a igualdade racial, de gênero e de proteção a minorias.

Um dos vereadores que votou contra a proposta foi Filipe Branco (MDB). Apesar de reconhecer a gravidade do crime e a necessidade de defesa das causas da minoria, Filipe acredita que a homenagem não tem relação direta com a cidade de Rio Grande. De acordo com ele, essas lutas podem ser simbolizadas de outras formas, mais associadas à realidade do município.

Relembre o caso

Marielle Franco da Silva, de 38 anos, foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016. Moradora da favela Maré, coordenou a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ela e o motorista do veículo em que estava, Anderson Gomes, foram executados na região central da capital carioca no dia 14 de março de 2018.

Daniela de Bem





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500