25 de Março de 2019

LEGISLATIVO REJEITA PROPOSTA DE DAR NOME DE MARIELLE FRANCO A UMA RUA DA CIDADE

Por 9 votos a 8, o legislativo rejeitou o Projeto de Lei (PL) 09/2019, de autoria do vereador Edson Lopes (PT), que pretendia dar o nome de Marielle Franco a uma rua da cidade.

Segundo Edson Lopes, o projeto já havia sido apresentado no ano passado. Ele afirma que, na ocasião, os vereadores contrários à proposta justificaram que não havia ainda o esclarecimento do crime. A partir de novos fatos divulgados pela mídia, com a prisão de dois suspeitos do assassinato da vereadora carioca, Edson decidiu colocar novamente o PL em discussão. Para ele, a nomeação da rua serviria como um símbolo de justiça e de defesa das pautas pelas quais a vereadora Marielle Franco (Psol) lutava, como a igualdade racial, de gênero e de proteção a minorias.

Um dos vereadores que votou contra a proposta foi Filipe Branco (MDB). Apesar de reconhecer a gravidade do crime e a necessidade de defesa das causas da minoria, Filipe acredita que a homenagem não tem relação direta com a cidade de Rio Grande. De acordo com ele, essas lutas podem ser simbolizadas de outras formas, mais associadas à realidade do município.

Relembre o caso

Marielle Franco da Silva, de 38 anos, foi a quinta vereadora mais votada do Rio de Janeiro nas eleições de 2016. Moradora da favela Maré, coordenou a Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Ela e o motorista do veículo em que estava, Anderson Gomes, foram executados na região central da capital carioca no dia 14 de março de 2018.

Daniela de Bem