20 de Março de 2019

TURISMO É PAUTA DE REUNIÃO DE COMISSÃO TÉCNICA DA CÂMARA MUNICIPAL

Nessa quarta-feira, a Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social, Cultura e Turismo se reuniu com a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Surama Santos e a secretária-executiva do Conselho Municipal de Turismo (CMT), Ângela Esteves. Segundo o presidente da comissão, vereador André Lemes (PT), o objetivo do encontro é conhecer o que vem sendo feito na pasta, a fim de que o legislativo possa dialogar com o executivo e contribuir com a construção de políticas públicas.

Desde que assumiu a secretaria, há dois anos, Surama Santos afirma que a principal dificuldade é o deficit de pessoal, que limita o alcance do trabalho. Para sanar esse problema, a prefeitura nomeou um novo turismólogo há, aproximadamente, um mês. Além disso, foi firmado um convênio com o SEBRAE para atualizar o plano de turismo da cidade, que data de 2010.

Outro passo importante foi a reativação do Conselho Municipal de Turismo. Ter um conselho ativo e um órgão gestor com orçamento próprio são algumas das exigências do governo federal para que o município esteja no Mapa do Turismo Brasileiro. Com a reativação, a cidade conseguiu garantir a sua permanência nesse mapa, que estava ameaçada. Para Surama, a organização da estrutura e a contratação de funcionários são etapas essenciais para o desempenho das atividades na secretaria e para garantir, também, a possibilidade de acesso a mais recursos financeiros por meio de projetos.

Estiveram presentes na reunião, as vereadoras Laurinha (MDB) e Professora Denise (PT), integrantes da comissão, e o servidor Roger Vaz, representante da Câmara Municipal no CMT. Laurinha acredita que a falta de estrutura e de apoio à pasta impedem ações mais efetivas da secretaria. Para ela, apesar de não ter a visibilidade merecida, a área de turismo é uma das mais importantes da cidade e precisa de atenção especial. Já Denise enfatizou que as reuniões permitem que o legislativo conheça o planejamento das secretarias municipais, promovendo maior aproximação entre os poderes.

Desde janeiro, a comissão já recebeu os secretários das diferentes áreas que atua. Os encontros servem para dar publicidade aos temas, além de serem um mecanismo de acompanhamento do trabalho da prefeitura.

Por Daniela de Bem