19 de Março de 2019

CARNAVAL DE RUA DA ILHA DA TOROTAMA É PATRIMÔNIO CULTURAL IMATERIAL DO MUNICÍPIO

Por 19 votos favoráveis, o projeto de lei 55/2019, de autoria do vereador Ivair Souza – Vavá (MDB), foi aprovado na sessão ordinária dessa terça-feira.

De acordo com o vereador proponente, o carnaval de rua é realizado na Ilha há, pelo menos, 60 anos, tornando-se tradicional na comunidade. A festa é organizada pelos blocos dos clubes de futebol amador dlocalidade, que são o Fiateci Futebol Clube, Esporte Clube Novo Avante e Esporte Clube Bom Sucesso. Um dos momentos tradicionais é quando os blocos carnavalescos dos times fazem referência à rivalidade trazida dos campos, indo visitar um a sede doutro. As fantasias da corte também são destaques da festa.

A festividade se estende até o domingo pós quarta-feira de cinzas, levando moradores de diferentes bairros da cidade para o carnaval fora de época. Segundo Vavá (MDB), o projeto de lei tem o intuito de valorizar a tradição carnavalesca da Ilha, para que ela se mantenha ao longo do tempo.

Além da aprovação do PL 55/2019, foram votados 92 requerimentos e indicações. Esses instrumentos legais servem para que o vereador faça solicitações ou sugira a tomada de providências sobre algum assunto ao órgão competente. Para saber qual o conteúdo e a autoria de cada um deles, acesse o Portal Legislativo.

Por Daniela de Bem