Camara do Rio Grande
Camara Rio Grande
Camara Rio Grande
TV Câmara - Assista ao vivo
Portal da Transparência
  Onde você está > Home > Sala de Imprensa > Notícias da Câmara

   Notícias da Câmara

Voltar


19 de Fevereiro de 2019

CÂMARA REALIZOU SESSÃO SOLENE ALUSIVA AOS 282 ANOS DO RIO GRANDE

+A-A


A Câmara Municipal do Rio Grande realizou na tarde desta terça-feira, 19, a tradicional sessão solene em homenagem ao aniversário da cidade. O ato foi conduzido, de forma inédita, pela primeira mulher presidente do Legislativo, vereadora Andréa Westphal (PATRI) e contou com uma presença representativa significativa.

Compuseram a mesa da sessão: o prefeito Alexandre Lindenmeyer e a primeira dama, Eunice Lindenmeyer; a reitora da FURG, Cleuza Maria Sobral Dias; o tenente-coronel Leonardo Nunes, comandante do 6º BPM; e o capitão de fragata, Anderson Pessanha, representante do Comando do 5º Distrito.

Ao dar início à sessão, a presidente Andréa Westphal agradeceu a presença de todas as autoridades, e falou da contribuição da população rio-grandina para o crescimento do Município.

Ela destacou que no Hino da Cidade são lembrados Porto Alegre Netto e Dias, Porém, não há nenhum registro de mulheres. “Mas, em um passado recente encontrei Ináh Emil Martensen, professora Helena Small, Luiza e Elizabeth Telechea, Otília Huch, Alcidina Pontes foram mulheres que foram à luta de ideais sociais que se perpetuaram no tempo. Nesta data em que Rio Grande completa 282 anos, tenho o orgulho de afirmar que pela primeira vez a Câmara é presidida por uma mulher”, enfatizou a presidente Andréa Westphal.

A seguir os vereadores - representando suas respectivas legendas - prestaram suas homenagens ao aniversário do Município. Os edis ressaltaram o sentimento de orgulho de terem nascido aqui ou de terem sido acolhidos por Rio Grande. Também destacaram a importante história do primeiro município do RS, parte da trajetória socioeconômica, cultural e turística (as belezas naturais).

Também salientaram a necessidade de continuar a construir uma sociedade mais justa e igualitária, bem como os grandes vultos históricos e os grandes heróis da Marinha do Brasil. O povo rio-grandino também foi lembrado e com ênfase no fato de que sem as pessoas Rio Grande continuaria exatamente como em 1737.

Na sequência foi exibido um audiovisual produzido pela equipe da TV Câmara. O material enfatizou o pioneirismo do município como por exemplo: a primeira Câmara de Vereadores (1751); o templo mais antigo, Catedral de São Pedro (1755); a primeira sede da Capitania dos Portos do RS (1760); a Loja Maçônica União Constante, mais antiga do estado (1840); a primeira Biblioteca (1846); o mais antigo Clube de Futebol do Brasil, Sport Club Rio Grande (1900), entre outros.

A reitora da Furg, Cleuza Maria Sobra Dias cumprimentou a presidente Andréa por ser a primeira mulher a conduzir o Legislativo e mencionou estar honrada em participar da solenidade. Lembrou de sua descendência portuguesa e ter nascido aqui. “Eu tenho o sangue desta cidade, que rodeada por águas e que possui inúmeros potenciais”, salientou a reitora.

O capitão de Fragata, Anderson Pessanha, representando o Comando do 5º Distrito Naval apresentou os cumprimentos a todos pela data. Destacou que Rio Grande é importante por sua história para o país e que a Marinha do Brasil tem muito a comemorar, pois os filhos ilustres, heróis daquela força, são lembrados em todos os lugares do Brasil. E

O tenente-coronel Leonardo Nunes, comandante do 6º BPM, no mesmo sentido, cumprimentou a todos os rio-grandinos pela data e mencionou que todos merecem ser lembrados, desde as figuras públicas até os anônimos, pois cada um contribuiu para que Rio Grande chegasse aos 282 anos.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer, por sua vez, ressaltou que o maior patrimônio do município são as pessoas. “Rio Grande ocupa a posição de uma das principais cidades do Brasil”, salientou o prefeito. Ele aproveitou para enumerar as potencialidades do município.

Na ocasião, Lindenmeyer também lembrou do importante papel desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande, como polo educacional da região sul. Citou os diversos investimentos que estão sendo feitos, como as obras de saneamento. Enfatizou que Rio Grande é responsável por mais de 30% da extração de petróleo do país e que, em breve, chegará a 60%, quando as outras duas plataformas construídas aqui entrarem em funcionamento.

Ponderou que a situação do município não aquela que todos esperam, entretanto, que é preciso ter esperança, sonhar e acreditar em dias melhores. “Nossa mensagem é de otimismo, pois juntos poderemos construir uma cidade melhor”, concluiu o prefeito Alexandre Lindenmeyer.

Também estiveram presentes secretários municipais e representantes de órgãos, entidades, sindicatos, imprensa, servidores municipais e o público.

19.02.19 – 16h23min.

Por Roger Vaz





WD House

Câmara Municipal do Rio Grande - Rua General Vitorino, 441 - Centro - CEP: 96200-310 -Telefone: (53) 3233 8500