22 de Novembro de 2018

PROFISSÃO DE BIBLIOTECÁRIO FOI TEMA DE AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na noite desta quinta-feira, 22, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma audiência pública sobre o profissional Bibliotecário, mercado de trabalho, plano nacional de Educação e a Lei Federal 12.244/10, a qual estabelece que até 2020 todas as escolas tenham uma biblioteca sob os cuidados de um bibliotecário.

Presidiu a audiência pública o vereador Cláudio de Lima (PSB), representando a presidência do Legislativo. “Fico muito contente em participar deste evento e me unir à vereadora Andréa Dutra Westphal - Tia Déia (PATRI) para contribuir em esclarecer a comunidade sobre os aspectos da profissão de bibliotecário”, destacou o vereador Cláudio de Lima.

A vereadora Tia Déia demonstrou sua satisfação por verificar tão representativo público, com docentes renomados da nossa Furg e inclusive da UFSC e muitos discentes. Lembrou da sessão especial que realizou quando o curso completou 40 anos. Afirmou que era uma honra possibilitar que o bibliotecário possa ter vez e voz no Parlamento Municipal. “Vocês são extremamente importantes, necessários. Que possamos expandir através da TV Câmara todas as nuances desta profissão de bibliotecário”, ressaltou Tia Déia.

Também participaram da audiência pública Clériston Ribeiro – Representando Universidade federal do Rio Grande; bibliotecária professora Angélica Conceição Dias Miranda – coordenadora do Curso de Biblioteconomia da FURG – Representando o Professor Dr. Raimundo Martins – Presidente do Conselho Federal de Biblioteconomia; bibliotecário João Antônio Friederich – Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 10ª Região; bibliotecário Mestre - Adriano Lopes - Vice-Presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia – 9ª Região (Paraná); Rosane Azevedo – Coordenadora do Núcleo de Bibliotecas da Secretaria de Município da Educação; e representando os discentes do curso de Biblioteconomia da Furg, Edna Karina Lira, além de outros acadêmicos e convidados.

18h56min.