12 de Novembro de 2018

SESSÃO ESPECIAL MARCOU OS 25 ANOS DE GEMINAÇÃO DO RIO GRANDE E ÁGUEDA

Na noite desta segunda-feira, 12, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial alusiva aos 25 anos de geminação dos municípios do Rio Grande - Brasil e Águeda - Portugal, proposta pelo vereador Julio Cesar Pereira da Silva do MDB.

O vereador Flávio Veleda Maciel (SD), presidente da Câmara Municipal do Rio Grande conduziu a solenidade e mencionou a importância da data e lembrou fatos e pessoas que tornaram possível a geminação.

O vereador Julio Cesar Pereira da Silva exaltou o pacto entre as duas cidades e desejou que efetivamente “tenhamos o intercâmbio sociocultural que resulte em benefícios para ambos os povos”, destacou o proponente. Julio Cesar mencionou o trabalho destacado de várias personalidades que foram homenageadas no final da sessão por seu gabinete.

O ex-vereador Juarez Molinari, autor do projeto de lei que permitiu a geminação das duas cidades, de forma emocionada, recordou sucintamente parte da história, destacando o início de tudo. Ressaltou o trabalho de muitas pessoas que participaram ativamente e proporcionaram que um sonho fosse realizado.

O presidente da Assembleia de Águeda, Brito Antônio Rodrigues Salvador cumprimentou a todos e explicou quais as funções da Assembleia (correspondente à Câmara de Vereadores). Mencionou que os membros da Assembleia se perguntam o porquê que nestes 25 anos não existiu maiores contatos entre as duas cidades. Disse que tem certeza que Águeda pode auxiliar muito Rio Grande e que tem expectativa de reciprocidade e que há total abertura para efetivamente a geminação se torne real e mais profícua para ambos.

O presidente da Câmara de Águeda, Jorge Henrique Almeida, citou que se tratava de um legado daqueles que idealizaram a geminação e que hoje também eles teriam o compromisso de continuar a regar o que foi plantado há 25 anos. “Eu acredito no sonho e que possamos, eu e o prefeito Alexandre concretizarmos o que foi idealizado há duas décadas e meia”, destacou Almeida.

O prefeito do Rio Grande, Alexandre Lindenmeyer, destacou o reconhecimento a todos que participaram do processo de geminação. Salientou algumas iniciativas realizadas no bairro Cidade de Águeda, como a Centro de Referência em Assistência Social, Posto de Saúde, escola e com a construção de uma praça.

“Queremos resgatar a alegria daqueles que residem em um bairro que possui o nome de uma cidade portuguesa importante”, ressaltou o prefeito. E, complementando, afirmou que concorda com o presidente da Câmara de Águeda quando disse que é possível aprofundar o teor da carta de geminação das duas cidades.

Na sequência também enalteceram a data, a presidente do Centro Português, Ana Godinho; o ex-vereador e ex-presidente, Delamar Corrêa Mirapalheta e também ex-prefeito; e Adelino de Oliveira Soares, cônsul de Portugal entre 1992 e 1997.

Foram prestadas homenagens aos visitantes da Cidade de Águeda, rio-grandinos que foram indicados pelo trabalho em favor da geminação e ainda descerrada uma placa no prédio do Legislativo Municipal que assinala a data.

12.11.18 – 21h59min.