24 de Agosto de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA VERSOU SOBRE VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA

No início da noite desta sexta-feira, 24, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma audiência pública para tratar sobre a violência obstétrica e humanização no atendimento à gestante no Rio Grande, requerida pela vereadora Professora Denise Marques da bancada do PT e presidida pelo vereador Rafa Ceroni (PPS).

A vereadora Denise Marques disse que, “essa luta contra a violência obstétrica é uma luta de resistência. Desde o ano passado mantenho contato com esse coletivo e a partir dele queremos construir políticas públicas para todas as mulheres para garantir a vida e a cidadania de todas nós”, enfatizou Denise Marques.

Na sequência foi exibido um audiovisual com depoimentos chocantes de mulheres que foram vítimas no município. Uma delas revelou que sofreu muito pela omissão de quem estava lhe atendendo. “Milha filha nasceu toda roxa, foi para a incubadora por onze horas e não resistiu. O fato ocorreu em um horário que não havia cartório aberto e tive que ficar com filha morta nos braços por seis horas, numa verdadeira tortura, principalmente ouvindo o choro de outras crianças enquanto a minha estava morta”, relatou a mãe, que não foi identificada na gravação.

Em outra parte do audiovisual, que foi produzido pela equipe da TV Câmara e emocionou a todos os presentes, uma mulher aparece com um cartaz com o seguinte: “Sou uma sobrevivente de um parto desumano”.

Também fizeram parte da mesa e uso da palavra o defensor público, Gabriel Saad Travassos; pelo Projeto Biografias do Trauma da Furg, Michele Branco, Kelley Duarte e Cláudia Peixoto; representando o Executivo Municipal, a coordenadoria municipal de Políticas Públicas Para as Mulheres, Maria de Lourdes Lose.

Ainda prestigiaram o evento Cristina Coelho – presidente da Comissão da Mulher da Subseção da OAB Rio Grande; o enfermeiro Bruno Gabbi - Superintendente da SMS; o assessor deputado estadual Valdeci Oliveira, Ricardo Haesbaert; Juliana Coutinho, psicóloga e Lizandra Flores, doutora em violência obstétrica integrantes do movimento de Santa Maria, chamado Mães na luta Contra a Violência Obstétrica, doulas e acadêmicas da Furg e Faculdade Anhanguera do Rio Grande.

24.08.18 – 21h15min.