15 de Junho de 2018

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATOU SOBRE SAÚDE MENTAL

No início da noite desta sexta-feira, 15, o plenário do Legislativo Municipal foi palco de uma audiência pública que tratou sobre o tema “Saúde Mental”, presidida pelo vereador Rafa Ceroni (PPS) e proposta pela vereadora professora Denise Marques (PT).

A vereadora Denise iniciou sua fala enfatizando a importância de se debater esse tema, pois o considera muito desafiador. “Todo debate sobre saúde mental se baseia na Carta de Bauru, a qual preconiza o combate aos manicômios, uma luta atual que temos que enfrentar juntos, inclusive com os usuários. Trata dos direitos humanos, pois a forma como as pessoas eram tratadas que nós repudiamos”, destacou Denise.

A vereadora mencionou também que através do movimento de luta e resistência, foi montada uma rede de proteção para área de saúde mental. “Precisamos inserir, invés de excluir essa população que é portadora dessas necessidades, como por exemplo, a depressão, fruto dessa sociedade que nos oprime”, ressaltou a professora Denise Marques.

Finalizou desejando que essa audiência pública permita encontrar medidas para melhorar a qualidade de vida dessa população e minimizar as exclusões.

Na sequência os integrantes da mesa usaram da palavra e expressaram toda a preocupação com o tema, mencionando as formas de exclusão e violência que os usuários são expostos.

Promover um atendimento mais humanizado foi uma das expressões mais utilizadas pelos participantes, porém, também foi citado o grande desafio de construir políticas públicas mais qualificadas com os escassos recursos do poder público.

Após muitas reflexões, de falas fortes e emocionantes, como depoimentos de usuários, o sentimento foi do dever cumprido de se ter levantado e discutido um tem tão importante e que por muitas vezes é escondido ou se faz de conta que não existe.

15.06.18 - 20h55min.