18 de Maio de 2018

AUTORIDADES DEBATERAM SOBRE VIOLÊNCIA E EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTO-JUVENIL NO LEGISLATIVO

Nesta sexta-feira, 17, a Câmara municipal do Rio Grande realizou uma audiência pública que tratou sobre o tema “Enfrentamento à violência e exploração sexual infanto-juvenil no município”, que foi requerida pelo vereador Claudio de Lima da bancada do PSB e presidida pelo vereador Rafa Ceroni (PPS).

O vereador Claudio de Lima abordou o assunto de forma cuidadosa e desejou que a ocasião servisse para promover a discussão e que possam haver encaminhamentos para o combate à violência sofrida pelas crianças e adolescentes. “Quero agradecer às autoridades, convidados especiais e ao público que atenderam nosso chamamento para tentarmos minimizar as estatísticas que são extremamente preocupantes”, enfatizou Claudio de Lima. E, concluindo, disse que, “deixem nossas crianças serem crianças”.

O prefeito Alexandre Lindenmeyer afirmou que a melhor maneira de combater essa violência é trazer à luz o debate, não deixando que fique em baixo do tapete. “Dados da SMCAS indicam que muitos casos ocorrem nas famílias, exatamente onde as crianças e adolescentes teriam que ter proteção”, mencionou Lindenmeyer. O prefeito desejou que a audiência pública possa surtir bons resultados para o município.

Na sequência também se manifestaram os integrantes da mesa: comandante Jaira, que representou o Comando do 5º DN; promotor Rudimar Tonini Soares, da promotoria da Infância e da Juventude; o delegado regional de Polícia Civil, Elione Lopes; o agente especial de Polícia Federal, Oscar Marcelo Silveira; e a secretária de Cidadania e Assistência Social, Maria Cristina Juliano.

A doutora Ângela Torma Pietro, professora da Faculdade Anhanguera do Rio Grande realizou uma fala em que apresentou os dados estatísticos do Centro de Referência em Assistência Social (CREAS), que foram coletados junto à Polícia Civil, mais precisamente na Delegacia de Polícia de Proteção à Criança e ao Adolescente. Ângela também mostrou o que ocorre depois da denúncia e sobre a rede de proteção do município.

Logos após, os vereadores e demais representantes de entidades de classe, conselheiros tutelares, estudantes e o público participaram realizando questionamentos e depoimentos sobre o tema.

18.05.18 – 20h57min.