17 de Maio de 2018

TRÂNSITO E MOBILIDADE URBANA FORAM DISCUTIDOS EM AUDIÊNCIA PÚBLICA

Na tarde desta quinta-feira, 17, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma audiência pública que teve por objetivo debater o tema “Trânsito e mobilidade urbana estimulando a participação da população, entidades públicas e privadas através do movimento maio amarelo”, uma proposição dos vereadores Luiz Francisco Spotorno e Edson Lopes, ambos da bancada do Partido dos Trabalhadores.

A proposta integra as ações do Movimento Internacional Maio Amarelo, aderido pelo município este ano. A Audiência foi presidida pelo vereador Rafa Ceroni (PPS) e contou com a presença de vereadores, autoridades, lideranças locais, assim como, servidores e colaboradores da Secretaria de Município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança.

Compuseram a mesa principal: o vice-prefeito, Paulo Renato Mattos Gomes - Renatinho; o secretário de município de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança, Carlos Alberto Brush; a vice-presidente da subseção da OAB do Rio Grande, Michele da Silva Gautério; a gerente regional do SEST/SENAT, Débora Fiussem; o representante da FURG, Jaci Alfredo Carvalho Alves; além do agente de trânsito Luciano Feijó, que atua como o Mascote Cinzinha. Participaram ainda da audiência, o secretário de Município de Infraestrutura, Rodrigo Barreto; o capitão Rodrigo da Silva Carvalho, representando o 3º Batalhão de Bombeiros e a coordenadora do Núcleo de Educação para o Trânsito da secretaria, Michele Albuquerque.

Na oportunidade o vereador Edinho, falou sobre as pesquisas recentes que apontam o fator humano como o responsável por 90% dos acidentes e os índices que comprovam que a taxa de acidentes causados diretamente pelo jeito como dirigimos chega a quase 65%. Ou seja, percentual que poderia ser menor que fôssemos mais responsáveis e prudentes na forma de conduzir.

O vereador reforçou o papel de toda sociedade na pauta do trânsito, já que de alguma forma acabamos fazendo parte dele. “ O trânsito está inserido no nosso cotidiano, pois no trânsito nós sempre somos, ou pedestres, ou condutores de veículos automotivos, ciclistas ou passageiros”, relembrou o vereador.

Ainda na ocasião o vereador relembrou as principais ações desenvolvidas no período em que esteve à frente da Secretaria de Mobilidade Urbana e Acessibilidade para auxiliar na disciplina do trânsito, como a instalação de semáforos em vias conflitantes, organização do trânsito na praia, acesso ao campus da FURG entre outros. Assim como, as ações de educação desde as bases, com o projeto Agente Mirim que segue em pleno desenvolvimento. Ações que de 2013 a 2016 reduziram em 37% o número de acidentes no município.

O secretário de município de mobilidade, Carlos Alberto Brush apresentou dados atuais do trânsito no município e as principais ações desenvolvidas durante o Maio Amarelo. A audiência contou também com a participação da comunidade que pode contribuir para o debate.

17.05.18 – 17h56min.

Assessoria de Imprensa em colaboração com o Gabinete do vereador Edson Lopes