26 de Abril de 2018

CÂMARA REALIZOU AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE A SITUAÇÃO DOS CORREIOS

Na tarde desta quinta-feira, 25, foi realizada uma às 17h, a Câmara Municipal do Rio Grande realizará uma audiência pública a fim de debater a situação e a prestação de serviços por parte da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos – CORREIOS.

O proponente, vereador Rogério Gomes (PPS) iniciou sua fala mencionando os problemas do atraso nas entregas de objetos do Centro de Distribuição Domiciliar dos Correios no Rio Grande, os dois programas de demissão incentivada (necessidade de concurso público), falta de infraestrutura e o acúmulo de objetos represados que chegou a 1.200 mil.

“Sei que foram contratados 15 carteiros temporários e peço que não seja por pouco tempo. Reconheço o trabalho incansável dos carteiros, aqueles que estão na ponta e muitas vezes sofrem em função de terem que escutar as reclamações da população”, destacou Rogério Gomes.

O coordenador do Procon Municipal, Ricardo Melo falou sobre as ações de fiscalização realizadas e que resultaram em melhorias já sentidas pelos usuários dos serviços dos Correios. Cumprimentou a todos os servidores dos Correios que estão fazendo um esforço para melhor atender e pediu que a Superintendência Estadual dos Correios continue promovendo medidas que atenuem os problemas constatados no município.

Henrique Torales, representante sindical dos trabalhadores dos Correios agradeceu aos vereadores por sempre apoiarem os pleitos do sindicato, inclusive indo à Porto Alegre gestionando melhorias para nós. “A nossa realidade é dura. Esses problemas já vêm de longo tempo. Diariamente nossos colegas recebem reclamações e precisamos melhorar essa realidade”, enfatizou Torales.

Vanilce Fatima Barreiro, coordenadora de Comunicação da Superintendência dos Correios do Rio Grande do Sul iniciou sua manifestação dizendo que a situação não é nada fácil. Porém, afirmou que o pior já passou. Respondendo aos questionamentos do vereador Rogério Gomes destacou que a realização de concurso público não faz parte da competência da Superintendência, mas que é feito encaminhamento para a realização.

No que se refere aos 15 carteiros temporários mencionou que a ata de registro tem validade por cinco anos, com renovações semestrais e que a intenção é manter o serviço, desde que hajaorçamento.

“Hoje trabalhamos com atraso de três dias e estamos realizando mutirões nos fins de semana e feriados. A média diária que recebemos em Rio Grande e de aproximadamente 60 mil objetos. A demanda aumentou muito, isso devido à mudança de comportamento de consumo, a qual tem migrado das lojas físicas para compras pela internet e não estávamos preparados”, salientou Vanilce Fatima Barreiro.

Vanilce também explicou que a Centro de Distribuição não é uma unidade de atendimento ao público. “O que ocorre é que o usuário acompanha suas compras pela internet e quando percebe que o objeto está no município corre para lá, não dando tempo para que o carteiro faça a entrega”, ressaltou Vanilce Fatima Barreiro.

Ela informou também que já foram resolvidos os problemas na infraestrutura, como por exemplo, limpeza, iluminação, banheiros e chuveiros. E, respondendo colocações de Henrique Torales, representante sindical sobre possível privatização, disse que luta muito para manter a empresa que atua há 30 anos e que o novo presidente dos Correios é terminantemente contra à privatização.

Também estiveram presentes Loedir Bertoldi, gerente da Região de Atendimento de Pelotas, Rafael Severo da Silva, gerente da Agência dos Correios do Rio Grande, Maikon Schmegel, gerente do Centro de Distribuição dos Correios do município, vice-prefeito Paulo Renato Mattos Gomes – Renatinho, representando o Executivo Municipal, vereadores, carteiros, membros da imprensa e alguns cidadãos.

26.04.18 – 19h55min.