25 de Abril de 2018

SESSÃO É INTERROMPIDA PARA OUVIR FUNCIONÁRIOS DA SANTA CASA

Na tarde desta quarta-feira, 25, os trabalhos legislativos da sessão ordinária regimental foram interrompidos em função da chegada de um grupo de funcionários da Associação de Caridade Santa Casa do Rio Grande.

No momento, presidia os trabalhos o vereador Cláudio de Lima (PSB) e em seguida assumiu o presidente, vereador Flávio Maciel (SD). Um dos representantes do grupo fez ponderações sobre o atraso dos salários e das remunerações de férias.

O presidente Flávio Maciel sugeriu que a TV Câmara produzisse uma reportagem especial para ouvir as partes envolvidas a fim de proporcionar que a comunidade tome conhecimento da situação daquela Casa de Saúde. Na sequência os vereadores se pronunciaram no sentido de ir à Porto Alegre para pressionar o governo do estado a colocar em dia os repasses dos atrasados.

Logo após, vereadores e funcionários reunidos na presidência deram como encaminhamento a realização de um encontro entre a Santa Casa, Sindicato e a advogada deste para discutir a possibilidade de um acordo sobre uma verba de R$ 3 milhões oriundos de um precatório que tramitava na Justiça Federal e que por ação do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Rio Grande foi deslocada para a Justiça do Trabalho com o intuito exclusivo de pagamento de salários dos funcionários.

De acordo com o Sindicato, não houve acordo por parte da Santa Casa, pois esta queria que a verba pudesse ser partilhada para outros pagamentos, bem como não aceitou o pagamento de honorários da advogada do órgão representativo dos trabalhadores.

O presidente Flávio Maciel também informou que a Comissão de Saúde manteve contato com o deputado estadual Fábio Branco para a marcação de uma reunião entre os interessados e com a participação dos 23 municípios que são atendidos pela Santa Casa, bem como uma comitiva representativa do município.

25.04.18 – 18h33min.