16 de Janeiro de 2018

Presidente Flávio Maciel recebe representates do setor agrícola

O Presidente da Casa Legislativa, vereador Flávio Maciel (SD) recebeu na tarde desta terça-feira (16) uma comissão formada por agricultores, técnicos agrícolas e sindicalistas rurais para discutir o Projeto de Lei de autoria do Executivo Municipal que propõe um Plano de Monitoramento de Agrotóxicos.

Segundo a categoria o projeto pode diminuir a capacidade de produção e provocar o êxodo rural. Também acompanhou a comitiva o presidente da Câmara do Comércio, Antonio Carlos Bacchieri Duarte, representando o Movimento Aliança Rio Grande.

O presidente da Câmara de Vereadores, ouviu os anseios dos produtores e disse que o PL será analisado e estudado pela Casa, uma vez que, o projeto é extenso e complexo e foi protocolado no final de 2017.

Segundo Maciel será solicitada uma reunião com o executivo municipal para que os anseios dos produtores possam ser ouvidos e uma solução intermediada possa ser construída.

SOBRE O PL

O Projeto de Lei que visa o Controle e Monitoramento de Agrotóxicos foi protocolado pelo prefeito municipal, Alexandre Lindenmeyer, no dia 22 de dezembro. A proposta busca a criação de uma rede sustentável de comercialização e distribuição de alimentos saudáveis no âmbito do município.A proposta de lei está ancorada em 17 eixos, somando 52 artigos. Destacam-se, na proposta, os territórios livres de agrotóxicos e transgênicos, educação ambiental, rastreabilidade e controle de resíduos em alimentos e água de consumo humano, controle e monitoramento de impacto ambiental, da qualidade do solo e gerenciamento de áreas, bem como o fomento à compra de alimentos sustentáveis.

Por Sheron Nicolette