14 de Dezembro de 2017

AUDIÊNCIA PÚBLICA TRATOU SOBRE A PRAÇA TAMANDARÉ

Na tarde desta quinta-feira, 14, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma Audiência Pública que teve por objetivo tratar sobre a Praça Tamandaré, que foi requerida pelo vereador Rafa Ceroni da bancada do PPS e aprovada em plenário pelos vereadores desta Casa.

Rafa Ceroni agradeceu a presença de todos e apresentou diversas sugestões, como a construção de uma concha acústica, playgrounds, pedalinhos, restaurantes, tirolesa e outras. “Entendo a praça Tamandaré como um ecossistema e que deve ser usufruída por todos, podendo servir, também, de laboratório sensorial para estudantes de todos os níveis de ensino e para a realização de atividades culturais”, destacou Rafa Ceroni.

Dirceu a praça Tamandaré merece um resgate adequado e nós temos uma visão especial sobre ela. O secretário revelou que o Executivo Municipal possui um projeto para o local e aproveitou a oportunidade para apresentar a todos os presentes e também para a comunidade, através da TV Câmara.

Dirceu mencionou algumas melhorias que já estão em andamento, como por exemplo: a limpeza e adequação do lago, o qual, segundo ele, não pode continuar a receber águas de esgoto.

Juliana Soares, arquiteta do Gabinete de Programas e Projetos Especiais da Prefeitura Municipal realizou a exposição de um projeto do Executivo Municipal para a Praça Tamandaré que apresenta múltiplos usos e estimula que a população se aproprie daquele local. Também foi citado que o projeto contempla um circuito de caminhadas, padronização de comércios e edificações, criação de um novo relevo com taludes, elevação de canteiros, substituição de bambus por arborização mais rarefeita, bem como a realocação do busto em homenagem ao Almirante Tamandaré.

Na sequência, representantes de ongs, instituições, vereadores e o público apresentaram inúmera sugestões, inclusive com a participação de representante da iniciativa privada (Marcos Otero), o qual se colocou à disposição para auxiliar naquilo que for possível.

Outras sugestões foram no sentido de aproveitar uma legislação que permite a adoção de praças pela iniciativa privada; o erguimento de um memorial sobre os povos que utilizavam o local antes de virar uma praça; a construção de elevador ao lado da torre de telecomunicações com um mirante; a retirada de erva de passarinho; ações efetivas no combate à criminalidade que ocorre no interior da praça; retirada de todos os animais que se encontram em cativeiro, entre outras.

Presidiu a audiência pública o vereador Ivair Domingos Pereira Souza – Vavá (PMDB), o qual conduziu de forma tranquila o andamento dos trabalhos técnicos.

14.12.17 – 19h10min.