15 de Setembro de 2017

CÂMARA HOMENAGEIA 150 ANOS DA LOJA ACÁCIA RIO-GRANDENSE

Na noite desta sexta-feira, 15, a Câmara Municipal do Rio Grande realizou uma sessão especial em homenagem aos 150 anos de fundação da Loja Maçônica Acácia Rio-Grandense. O evento foi conduzido pelo vereador Charles Saraiva (PMDB), presidente do Parlamento Municipal.

O proponente da sessão, vereador Rogério Gomes (PPS), ao usar da palavra, disse que “buscamos uma sociedade mais justa sob os valores da liberdade, igualdade e fraternidade e aperfeiçoamento intelectual. Não somos sociedade secreta, apenas somos discretos, ou seja, o que a mão esquerda faz a direita não precisa saber. Quero lembrar seu fundador João Landel e os demais ilustres que o sucederam. Fomentamos a fé, a esperança e a caridade”, Ressaltou Gomes.

Rogério Gomes afirmou que a Acácia sempre esteve ao lado da comunidade, sendo a pioneira a se quotizar para libertação de escravos. Fundou a escola José Bonifácio e promove várias ações filantrópicas. Citou a importância da Loja em estabelecer o monumento-túmulo de Bento Gonçalves.

Relatou também que patrocina um grupo de escoteiros do mar e mantém um capítulo De Moley. “Desejamos uma sociedade mais justa e mais perfeita. Quero externar aos meus irmãos os cumprimentos pela passagem desta data. Que o grande arquiteto do universo nos de força e vigor para combater o preconceito, os vícios e as desigualdades. Acácia somos todos nós!”, enfatizou Gomes.

Na sequência foi exibido um audiovisual sobre a Loja Acácia Rio-grandense produzido pela TV Câmara. Logo após, o venerável-mestre, professor Péricles Gonçalves disse que a responsabilidade é imensa. “Sentimo-nos muito honrados nesta noite, pois podemos externar nossa gratidão por todos os vereadores que por aqui passaram. O peso que os senhores sentem aqui, nós também sentimos. Na maçonaria o desafio é deixar as diferenças de lado e trabalhar pelo bem comum. É buscar a unidade na diversidade”, declarou Péricles Gonçalves.

O prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes - Renatinho ressaltou a importância do trabalho dos membros da Loja Maçônica Acácia Rio-Grandense e cumprimentou pela passagem, dos 150 anos de fundação.

No momento cultural, inicialmente o músico Bruno Torres apresentou a música “é aqui junto o chapéu” e foi seguido por Claudio Rossano Trindade e Jéssica Cruz que, em dueto, declamaram a poesia da lavra de Francisco Roloff, “Rastros de Um General”.

Finalizando a parte cultural foi realizada a apresentação do Coral Municipal da Cidade do Rio Grande, sob a condução da maestrina Márcia Granada. O coral entoou o Hino da Loja Maçônica Acácia Rio-Grandense e na sequência as músicas Lírica Poesia Para Uma Pequena Sereia e Vento Negro.

15.09.17 - 22h25min.