06 de Setembro de 2017

SOLENIDADE EM HOMENAGEM À SEMANA DA PÁTRIA FOI MARCADA PELA VALORIZAÇÃO DAS FORÇAS ARMADAS

Na tarde desta quarta-feira, 6, no plenarinho da Câmara Municipal do Rio Grande foi realizada sessão solene alusiva à Semana da Pátria, oportunidade em que as Forças Armadas receberam o reconhecimento por manterem a soberania nacional. O ato foi prestigiado por autoridades militares, civis, eclesiásticas e de classe e contou com um belo público.

O presidente Charles Saraiva cumprimentou as autoridades e recordou dos tempos em que se cantava o Hino Nacional todos os dias nas escolas e do significado da data. “O que nós vemos hoje em dia são apenas manifestações de descontentamento e com cunho político na maioria das vezes. Precisamos mudar isso e valorizarmos a nossa história”, destacou Saraiva.

Designado pelo presidente, o vereador Julio Cesar pereira da Silva (PMDB) também adotou um discurso saudosista e de analisar a data com uma releitura. “Precisamos nos livrar de anti valores que tem predominado neste país. Esta nação precisa ter administração que atuem com amor e zelo pela coisa pública. Cultuar o patriotismo é necessário, mas não uma adoração pelos símbolos nacionais, e sim uma paixão pelo povo e por atuar com ética”, enfatizou Julio Cesar.

Finalizou seu pronunciamento desejando que todos façam uma análise do modo de pensar e agir. E, por consequência, adotarmos uma postura correta e permeada pela lisura e probidade.

Na sequência, em nome da bancada do Partido dos Trabalhadores, o vereador Luciano Gonçalves fez uma abordagem histórica da data, desde a colonização portuguesa até os dias atuais.

O vereador Flávio Maciel (SDD) mencionou a importância da presença da Marinha do Brasil, especialmente aos Fuzileiros Navais na defesa da soberania nacional.

Por sua vez, o vereador Benito Metalúrgico (PT) fez referência sobre a o significado e efeitos de ter servido no Exército. Lembrou de passagens com seu pai.

Vereador Jair Rizzo exaltou a história da nação e destacou os desfiles militar e escolar. “Precisamos refletir sobre a democracia. Grande parte das pessoas repudia o regime ditatorial, pois muito sangue foi derramado, mas e hoje? Será que ninguém percebe que se derrama muito mais sangue? Então neste momento quero enfatizar que eu quero de volta o poder que a polícia e as forças armadas tinham, eu quero de volta ética e um futuro melhor para todos”, salientou Rizzo.

Ao usar a tribuna, o vereador João da Barra (PRB) ressaltou a importância das forças armadas e das polícias auxiliares. “A defesa do território brasileiro é fundamental e a atuação das forças armadas merece o meu reconhecimento”, destacou o vereador João da Barra.

O presidente da Câmara de Comércio, Antônio Carlos de Carvalho Bacchieri Duarte disse que era o momento de cumprimentar a atuação das forças armadas na defesa da soberania nacional e também que é hora de mudar essa ótica de lamentações. “Precisamos trabalhar pela nossa autoestima, pois isso nos levará a voltarmos a crescer e nos desenvolver social e economicamente”, sublinhou Bacchieri.

O Capitão de Mar e Guerra, Marcus Silva agradeceu as referências elogiosas à Marinha do Brasil e disse ser uma honra se manifestar no Parlamento Municipal. “Com uma palavra de otimismo que enfatizar que o interesse do nosso país tem que estar em primeiro lugar”, salientou o representante do Comando do 5º Distrito Naval.

O tenente-coronel Erlon Pacheco da Silva disse ser uma honra representar do 6º GAC. Recordou a grande atuação do grande Luís Alves de Lima e Silva, Duque de Caxias, apelidado de "O Pacificador" na unificação do país quando na época das revoltas populares.

O comandante do 3º Batalhão de Bombeiro Militar, Capitão Rodrigo Carvalho informou que é com o espírito de patriotismo que a corporação se desdobrará e em breve manterá todos os quartéis abertos.

O prefeito em exercício, Paulo Renato Mattos Gomes, Renatinho ressaltou que mesmo que estejamos passando por momentos difíceis, temos muito a comemorar. “Quero convidar a todos para acompanharem e prestigiarem amanhã os desfiles alusivos à Semana da Pátria”, concluiu Renatinho.

Encerrando a solenidade, o vereador Charles Saraiva valorizou o trabalho das forças armadas, com ênfase nas atuações sociais. “Com a união de todos, eu acredito que podemos ter um país com melhores níveis de educação, saúde, segurança pública e um futuro melhor para nossas crianças”, ressaltou Saraiva.

Também estiveram presentes a guarda-marinha, Julina Polzato, representando a Capitania dos Portos do RS, o delegado regional de polícia, Elione Luiz Lopes, o bispo emérito Dom José Mario Strhöer, o Deivid Pereira, representante do secretário Chefe da Casa Civil, Fábio Branco e Sheron Nicollete, secretária de município Adjunta de Comunicação.

06.09.17 - 16h45min.