25 de Agosto de 2017

CÂMARA CONCEDE VOTO DE LOUVOR AO PROFESSOR LAURO BARCELLOS

Na noite da última quinta-feira, 24, a Câmara Municipal do Rio Grande homenageou o professor Lauro Barcellos com a condecoração intitulada “Voto de Louvor”, em solenidade realizada no Centro de Convívio dos Meninos do Mar – CCMar.

Trata-se de uma das maiores honrarias que o Parlamento Municipal concede a cidadãos rio-grandinos que se destacam em suas áreas de atuação.

A homenagem foi proposta pelo vereador Charles Saraiva (PMDB), presidente do Legislativo Municipal e aprovada por unanimidade dos demais edis. Na ocasião, estiveram presentes familiares, amigos, convidados especiais e inúmeras autoridades.

Durante o evento foi exibido um audiovisual que apresentou inicialmente o histórico do CCMar, produzido pela instituição, um conteúdo produzido pela TV Câmara e finalizou com a matéria exibida no programa Fantástico da Rede Globo.

Na parte artística da solenidade, os presentes foram brindados com uma apresentação do barítono Gui Barcellos que interpretou “A Cavatina do Fígaro, da Ópera O Barbeiro de Sevilha”, composta por Gioacchino Rossini – 1816. Gui foi acompanhado pelo músico pianista Rodolfo Wursforst. O público vibrou e se emocionou tanto que não permitiu que os artistas saíssem se apresentarem uma segunda música.

Na sequência, o presidente Charles Saraiva realizou o ato de entrega do voto de louvor ao professor Lauro Barcellos. Os presentes, em ato de reverência e reconhecimento ao trabalho de Lauro o aplaudiram em pé de forma calorosa.

O presidente Charles Saraiva iniciou seu discurso mencionando que era um orgulho prestar uma homenagem ao professor Lauro Barcellos. “Nós, representantes do povo, reconhecemos o trabalho e os relevantes serviços prestados à comunidade. Essa solenidade tinha que ser realizada aqui no CCMar, porque hoje, essa honraria é oferecida ao homenageado também em função desta magnifica ideia de construir um lugar que abrigasse os jovens que estão em situação de vulnerabilidade social”, destacou Saraiva.

Charles ressaltou que Lauro poderia estar em qualquer lugar do mundo, mas, devido ao seu amor pelos jovens e pelo município, escolheu permanecer no Rio Grande e continuar essa obra social que tanto tem contribuído para oferecer um futuro par aqueles que mais precisam.

O professor Danilo Giroldo, reitor em exercício da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), qualificou Lauro como um exemplo e inspiração, pois através de seu potencial e sua capacidade de inspirar quem está perto, deixará um legado que traduz sua vontade em ações.

Por sua vez, o doutor Sérgio Renato Tejada Garcia – juiz federal – diretor do Foro Subseção Judiciária do Rio Grande, mencionou que estava muito feliz em participar de um ato que destacava um homem conhecido mundialmente. “Rio Grande não seria a mesma sem Lauro Barcellos”, enfatizou Tejada Garcia.

Ao usar da palavra, o secretário de município, João Carlos Bram Cousin, ex-reitor da FURG, lembrou do tempo em que conviveu com Lauro e das vitórias alcançadas de forma conjunta.

O vice-almirante Victor Cardoso Gomes, comandante do 5º DN, fez referência à característica do município. “Uma cidade que respira o mar e que tem uma estreita ligação com a Marinha do Brasil merecia ter um Lauro Barcellos, amigo da Marinha e autor de bons projetos. Rio grande tem que se orgulhar de Lauro Barcellos”, salientou o comandante do 5º DN.

Paulo Renato Mattos Gomes – Renatinho, vice-prefeito também prestou sua homenagem a Lauro Barcellos, e foi seguido pelo delegado regional de Polícia Civil. Elione Luiz Lopes.

A primeira-dama do Município, Eunice Lindenmeyer exaltou as qualidades de Lauro e agradeceu a parceria na cedência das instalações do CCMar para a realização do evento conhecido por “Casamento Comunitário”.

Com uma saudação especial ao presidente Charles Saraiva, o prefeito Alexandre Lindenmeyer afirmou que o maior patrimônio de um município são as pessoas. “O Lauro faz a diferença, transformando a vida de muitos jovens. Ele é um verdadeiro servidor público, pois atende a todos sem nenhum preconceito.

Lauro Contribui de várias formas, seja através de seu trabalho ou exemplo”, enfatizou o prefeito.

Visivelmente emocionado, Lauro Barcellos, disse que falar naquele momento era mais que um desafio. “Para mim e um aventura. Fico feliz por ver meus amigos aqui hoje, meu coração se enche de alegria. Tive muita sorte ao encontrar, durante minha vida, as pessoas certas na hora certa. Preciso reverenciar nosso farol, a inesquecível Judith Cortesão”, mencionou Barcellos.

Lauro agradeceu o apoio da Marinha do Brasil, do Ministério Público do Trabalho e da FURG, lembrando todos os reitores com os quais trabalhou. Ressaltou a importância em sua vida do professor Eliézer de Carvalho Rios e do doutor Bastos.

“A gratidão é imensa ao professor Eliézer e ao doutor Bastos. Eles sempre me diziam que eu deveria me manter humilde e sempre cuidar dos jovens. Vim de uma família paupérrima e me orgulho de ter vencido. Enquanto eu tiver saúde amor, continuarei meu trabalho. Agradeço à Câmara Municipal, especialmente ao vereador Charles Saraiva, por me prestarem essa honraria enquanto estou vivo”, conclui, com lágrimas nos olhos, Barcellos.

Na oportunidade foi realizado o descerramento de uma placa alusiva ao evento. Finalizando, Lauro Barcellos foi cumprimentado pelos presentes e fez questão de registrar em fotos aqueles que foram lhe abraçar.

De acordo com o diretor da TV Câmara, Ramão Freitas, por determinação do presidente Charles Saraiva, a emissora irá apresentar em sua programação, os momentos mais importantes e emocionantes da solenidade.

25.08.17 – 17h48min.