24 de Abril de 2017

APROVADO PROJETO DE LEI QUE REALIZARÁ CAMPANHA SOBRE A "SÍNDROME DE ASPERGER"

Na tarde desta segunda-feira, 24, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal do Rio Grande foi aprovado o processo 1521/2017 – Projeto de Lei de Vereador (PLV) 061/2017, o qual dispõe sobre a realização de uma campanha de conscientização sobre a "Síndrome de Asperger" no município do Rio Grande, e dá outras providências.

De autoria da vereadora Laura Tais Machado Fagundes – Laurinha (PMDB), o projeto tem por objetivo discutir o assunto que muitas vezes passa despercebido pelos familiares de crianças que são portadoras desta síndrome.

Síndrome de Asperger (SA), também conhecida por Transtorno de Asperger ou simplesmente Asperger é uma condição neurológica do espectro autista caracterizada por dificuldades significativas na interação social e comunicação não-verbal, além de padrões de comportamento repetitivos e interesses restritos.

Difere de outros transtornos do espectro autista pelo desenvolvimento típico da linguagem e cognição. Embora não seja fundamental para o diagnóstico, ser fisicamente desajeitado e ter uma linguagem atípica ou excêntrica são características frequentemente citadas pelas pessoas com a síndrome.

O diagnóstico com a nomenclatura de Síndrome de Asperger foi eliminado na quinta edição (2013) do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V) e a síndrome foi incorporada aos transtornos do espectro autista, de grau leve. O termo técnico aplicado à Síndrome de Asperger nos manuais médicos atuais é Desordem do Espectro Autista de Nível 1, sem a presença de prejuízos intelectuais ou verbais.

24.04.17