12 de Abril de 2016

CÂMARA DISCUTE COM PESCADORES PROIBIÇÃO DA PESCA DO BAGRE

CÂMARA DISCUTE COM PESCADORES PROIBIÇÃO DA PESCA DO BAGRE

Com a presença de representantes de colônias de pescadores de toda zona sul, vereadores, representantes da Universidade Federal do Rio Grande e pescadores de todas as comunidades das cidades da região, a Câmara Municipal, através da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura discutiu a proibição da pesca do bagre no Estado.

A proibição da pesca do bagre no Rio Grande do Sul foi definida pelo Decreto 51.797 assinado em 2014, seguindo orientações técnicas da Fundação de Zoobotânica do Estado, entidade que definiu estar em extinção essa espécie no Rio Grande do Sul.

O governador José Sartóri assinou decreto que liberava a pesca do bagre atendendo a pressão dos pescadores gaúchos. Segundo os pescadores artesanais e armadores o bagre está atualmente em grande quantidade na Lagoa e no oceano, não justificando a proibição.

No entanto o Ministério Público do Estado voltou a editar a medida proibitiva com base na orientação das pesquisas de que o bagre continua integrado ao Plano de Recuperação de Espécies Ameaçadas.

O objetivo do encontro desta terça-feira, 12, segundo o vereador Charles Saraiva (PMDB) presidente da Comissão de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura foi buscar uma alternativa para que a pesca do bagre seja liberada.

Participaram ainda do encontro, o Secretário da Pesca no Município Enedí Pouzada, Miriam Bozzeto, secretária do Sindarps, os professores Gonzalo Velasco e Luiz Gustavo Cardoso, ambos da FURG, além de vários vereadores.

Ao final de mais de três horas de intensos debates, ficou definido que uma comissão será formada para ir a Porto Alegre com novos índices da atual situação do bagre, para tentar junto ao Ministério Público a liberação, em caráter emergencial da pesca do bagre neste mês de abril.